Topo

Chuva deixa passageiros ilhados em terminal de Vila Velha

A chuva desta terça (19) alagou as ruas próximas ao Terminal de Vila Velha, região metropolitana de Vitória - Flávia Bernardes/UOL
A chuva desta terça (19) alagou as ruas próximas ao Terminal de Vila Velha, região metropolitana de Vitória Imagem: Flávia Bernardes/UOL

Flávia Bernardes

Do UOL, em Vitória

19/03/2013 21h43

As chuvas que atingem a Grande Vitória desde a segunda-feira (18) deixaram passageiros ilhados dentro do Terminal de Vila Velha. A prefeitura do município acionou o Exército para remover as pessoas do local. Em Vitória, as chuvas obstruíram as principais vias da cidade e gerou um deslizamento que destruiu uma casa e um restaurante. Segundo o proprietário do restaurante, Marco Ortiz, a lama escorreu rapidamente. Não houve vítimas.

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, os alagamentos impediram que os ônibus circulassem nas imediações do terminal e no bairro Cobilândia, os moradores também tiveram que ser resgatados pelo Exército.

O acesso entre Vitória e Vila Velha, que é feito pela Terceira Ponte, também foi prejudicado pela chuva. Pela manhã, a recomendação era de que os motoristas que seguiam no sentido Vitória-Vila Velha retornassem devido os pontos de alagamento nas principais vias da cidade.

De acordo com a Defesa Civil do Espírito Santo, desde a madrugada, alagamentos se multiplicam por toda a região metropolitana, com ventos que variavam de 40 a 90 km. Árvores foram derrubadas.

Em Cariacica, também na Grande Vitória, a prefeitura montou um gabinete itinerante na manhã desta terça-feira (19) na sede da Semset (Secretaria de Serviços de Transito) do município.

No município, o rio Bubu transbordou em alguns pontos inundando bairros do entorno.

Entre 19h de segunda e 8h desta terça-feira (19) choveu 170 milímetros no Estado, o dobro do esperado para o mês de março. No fim da manhã, o acumulado chegou a 190 milímetros.

Na Serra, o quilômetro 265 da BR-101 que liga o Espírito Santo a Bahia foi obstruída nos dois sentidos, só sendo possível o trânsito pelas vias laterais.

Considerada atípica pela Defesa Civil, os prejuízos gerados pela chuva já somam 28 desabrigados, 96 desalojados – que estão na casa de parentes e amigos – na Grande Vitória. Já no interior não há registro de pessoas afetadas.

A previsão do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) é de continuidade de chuva forte que podem persistir até a manhã da quarta-feira (20).