Topo

Petrópolis (RJ) já tem mais 1.400 pessoas em abrigos da prefeitura

Moradora acompanha movimentação de equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil em Petrópolis - Luiz Roberto Lima/Futura Press
Moradora acompanha movimentação de equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil em Petrópolis Imagem: Luiz Roberto Lima/Futura Press

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

19/03/2013 14h29

A Prefeitura de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, informou na tarde desta terça-feira (19) que 1.463 pessoas --366 famílias-- foram abrigadas em 27 pontos de apoio após o temporal que atingiu a cidade entre domingo (17) e segunda-feira (18). Deslizamentos durante a chuva deixaram 20 pessoas mortas no município.

Ainda de acordo com a prefeitura, 12 pessoas estão internadas no Hospital Santa Teresa, todas vítimas de politraumas. Três delas estão em estado grave, nove estão estáveis e um homem, que não teve a idade divulgada, está no centro cirúrgico e sem evolução médica informada. Entre os internados há um menino de seis anos e um adolescente de 15.

O índice pluviométrico do bairro Quitandinha, o mais atingido, chegou a 499 milímetros nas últimas 36 horas, o dobro do esperado para o mês inteiro. O número de ocorrências registradas pela Defesa Civil até às 13h desta terça-feira é de 498.

Na segunda-feira (18), a prefeitura liberou R$ 200 mil reais para compras emergenciais de colchões, cobertores, alimentos, água potável e produtos de higiene pessoal. O governo do Estado, por meio do Fundo de Assistência Social, destinou mais R$3 milhões para dar continuidade às ações.

O prefeito Rubens Bomtempo decretou três dias de luto oficial no município, além da suspensão das aulas da rede municipal de educação pelo mesmo prazo. Bomtempo garantiu, no entanto, que essa é uma emergência e que as aulas serão respostas em momento oportuno, sem prejuízos para o calendário escolar.