Topo

Resgate em área atingida de Petrópolis demorou dez horas, diz morador

Carolina Farias

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/03/2013 13h43

Um casal que mora no bairro Independência, um dos mais afetados pelos deslizamentos de terra que causaram destruição em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, esperou dez horas pelo resgate do Corpo de Bombeiros. Barreiras caíram na via que dá acesso ao bairro na madrugada de segunda-feira (18) e isolaram a localidade. Ao menos duas casas foram atingidas, sendo uma delas a que estava o casal.

Eles foram resgatados com vida, mas a mulher morreu na noite de terça-feira (19) no hospital Santa Teresa, segundo o morador do bairro Jorge Salgueiro, 48, que ajudou no resgate dos corpos que estavam na casa onde o casal foi resgatado. Ele afirma que somente nesta casa morreram seis pessoas.

"Era uma casa boa, com estrutura, tinha três andares. Morreu praticamente todo mundo que estava lá. Só sobrou o pai. Tinham dois filhos na casa e as namoradas deles. A mulher [que foi resgatada com vida] estava em choque, só pedia para eu salvar o filho dela, mas ele já tinha morrido", afirmou Salgueiro.

O morador explicou que as barreiras que isolaram o bairro caíram por volta da 1h de segunda. Logo depois, a casa da família foi atingida. A população da localidade se mobilizou para salvar o casal e tentar resgatar alguém com vida dentro da casa. O casal só conseguiu sair com vida porque estava na entrada do sobrado e não chegou a ser coberto pela avalanche que deslizou pelo morro e destruiu o imóvel. Salgueiro diz que um dos moradores do bairro desbloqueou a via de acesso com uma máquina tipo escavadeira e, com isso, os bombeiros chegaram ao bairro, por volta das 11h20 de segunda.

"Quando eles chegaram já não adiantava nada. Nas casas, todo mundo já tinha morrido", afirmou Salgueiro. O casal foi levado pelos bombeiros ao hospital.

Salgueiro disse que, com a demora do socorro dos bombeiros, os moradores se arriscaram para tentar tirar alguém com vida das casas atingidas. Mesmo sob o risco de ser engolido por uma avalanche de lama que poderia atingir os voluntários a qualquer momento, ele diz que entrou em um buraco para tentar tirar a família do sobrado. Conseguiu alcançar um dos filhos do casal, que já estava morto e teve que ter o pé cortado para ser retirado dos escombros.

"É uma frustração. A gente arrisca a vida, mas na hora nem pensa nisso, só na possibilidade de salvar uma vida. Aí você 'cai pra dentro'", afirmou o morador da área atingida.

A outra casa atingida fica em uma localidade do bairro conhecida como Cantão e, contou Salgueiro, foi destruída principalmente por pedras que deslizaram pelo morro. Uma pedra atingiu uma menina de quatro anos, que dormia no sofá. Ela morreu na hora. O pai da criança, que também estava na casa, também morreu.

Salgueiro diz que o bairro da Independência é praticamente formado por casas sobre morros. Segundo ele, a maioria das famílias que vive no local é carente e que não recebe atenção do poder público. "Agora que caiu aparece todo mundo".

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, a corporação possui equipamentos e viaturas com essa finalidade, mas a quantidade de estragos causados em um desastre pode acarretar um maior ou menor nível de obstruções nas vias de acesso. A corporação informou que tem informações sobre o caso relatado pelo morador do bairro Independência.

Veja as cidades afetadas pelas chuvas no Rio e em São Paulo

  • Arte/UOL

A reportagem do UOL entrou em contato com a Prefeitura de Petrópolis para saber quais as medidas feitas para evitar deslizamentos na região e ainda aguarda a resposta.