Topo

Para evitar assaltos, SSP da Paraíba aconselha "cara de brava" a mulheres

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

20/03/2013 19h15

As paraibanas que sentirem ameaçadas, ao andar na rua, devem fazer “cara de brava”, franzir as sobrancelhas e falar alto sozinhas. Essa é uma das das dicas de segurança que, até a tarde desta quarta-feira (20), eram dadas no site oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba.

Entre os tópicos das dicas para prevenir assaltos, há um indicado de “segurança para mulheres”. Nele, um dos itens aconselha: “Se você se sente insegura ao andar à noite numa rua deserta, ou ao sair do banco com o dinheiro na bolsa, faça cara de brava, franza as sobrancelhas, fale alto consigo mesma".

Além dessas, outras dicas também chamam a atenção, como a para casos de saídas com paqueras em bares. “Antes de sair de um bar com algum desconhecido, ligue para um amigo, ou para sua própria secretária eletrônica, avisando a hora em que está saindo, para onde pretende ir e com quem está.”

Outra dica é que as mulheres que andam sozinhas de carro, “especialmente à noite, mantenha uma bolsa à vista, com quinquilharias e algum dinheiro, para que um eventual ladrão possa levá-la sem lhe trazer muito prejuízo. Sua bolsa de verdade, com os documentos, deve ficar embaixo do banco".

Em contato com o UOL, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba informou, por meio de nota nesta quarta-feira (20), que “as dicas haviam sido obtidas de um outro portal e já foram retiradas do ar por não refletirem a política de Segurança do Governo da Paraíba".

Na página da SSP paraibana, consta como fonte das dicas outro órgão, a SSP de São Paulo. Porém, no manual de segurança disponibilizado na página do governo paulista não há qualquer referência a cara de brava ou a sobrancelhas franzidas.

Leia as dicas na íntegra

Outra recomendação fora do ar

Uma outra recomendação para casos de assalto, mas feita pela Polícia Civil da Bahia, também causou controvérsia polêmica e foi retirada do site do órgão, na semana passada. Em um link em que também trazia "Dicas / Como agir em caso de assalto", as vítimas deveriam andar com dinheiro para "satisfazer" um possível assaltante.

"Carregue um pouco de dinheiro [para satisfazer o ladrão], mas poucos cartões", diz a sexta dica da página, publicada no site da polícia e da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Após a polêmica, o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Paixão, determinou, no ulitmo dia 12, "a retirada temporária do link Dicas de Segurança do site da Polícia Civil que também era postado na homepage da Secretaria da Segurança Pública".

Ainda segundo o órgão, as "informações ali contidas, postadas há mais de cinco anos, vão passar por revisão e atualização".