Topo

Campinas oficializa união de 16 casais gays em cerimônia coletiva

Deco (esq) e Lohren estão entre os cônjuges gays que participam do casamento coletivo em Campinas - Arquivo pessoal
Deco (esq) e Lohren estão entre os cônjuges gays que participam do casamento coletivo em Campinas Imagem: Arquivo pessoal

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

21/03/2013 12h49

A Prefeitura de Campinas (93 km de São Paulo) realiza na tarde desta quinta-feira (21) o primeiro casamento comunitário gay do município. A união de 16 casais do mesmo sexo – dois de homens, 12 de mulheres e dois de transexuais - será formalizada pela juíza de paz Aline Priego, no 3º Cartório de Registro Civil.

Cada casal tem direito a levar dez convidados para a cerimônia. A organização da festa foi feita pelos noivos, com auxílio do centro de referência e espaço cedido pelo município. Há dez anos, Campinas foi a primeira cidade do Brasil a instituir um serviço público para atender a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

A norma que regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) em dezembro do ano passado. Desde 1º de março, casais gays que querem oficializar a união não precisam mais recorrer à Justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o casamento gay em maio de 2011.

Dentre os casais inscritos para o casamento desta tarde está o diretor da Escola Jovem LGBT de Campinas, Deco Ribeiro, e a drag queen Lohren Beauty. O casal se conheceu há sete anos, em uma boate da cidade, e desde então nunca mais se separou.

“Depois dizem que amor de boate não vai pra frente. Finalmente o nosso dia chegou. Quando a prefeitura abriu a inscrição eu estava em São Paulo, e o Deco me ligou pra contar. Eu topei na hora. Espero que dê tudo certo”, disse.

“Louca por pinguim”

Lohren informou ao UOL nesta manhã que está muito ansiosa. "É muito bom poder oficializar a união com quem a gente ama. Já que conseguimos esse direito devemos exercê-lo", disse.

A ideia do casal era comprar trajes iguais aos do príncipe William e Kate Middleton, da Inglaterra, para o casamento deles. “Pena que não encontramos. O Deco vai de fraque e cartola. Minha roupa ainda é segredo”, disse Lohren.

O casal planeja passar a lua de mel em Bariloche, na Argentina. “Eu sou louca por pinguim. Por isso o Deco quer me levar pra lá.”