Topo

Governador do RS diz que comandante dos bombeiros de Santa Maria será afastado

Do UOL, em Porto Alegre

22/03/2013 17h38

O governador Tarso Genro determinou na tarde desta sexta-feira (22) o afastamento imediato do comandante regional dos bombeiros de Santa Maria, Moisés da Silva Fuchs. O comandante é um dos nove militares citados no inquérito policial sobre o incêndio da boate da Kiss, que causou a morte de 241 pessoas em Santa Maria na madrugada de 27 de janeiro, e foi entregue hoje pela Polícia Civil do Estado no Fórum da cidade.

Tarso anunciou o afastamento em Brasília, logo depois de saber da citação do coronel. Segundo o governador, a intenção da medida não é adiantar uma eventual sentença judicial, mas uma precaução devido ao suposto envolvimento do militar na tragédia. Fuchs foi responsabilizado pela polícia pelo crime de homicídio culposo, sem intenção de matar, e por improbidade administrativa.

“Uma pessoa que foi indiciada tem que ser afastada do cargo. Farei isso imediatamente quando chegar ao Rio Grande do Sul”, disse o governador.

Tarso elogiou o trabalho dos policiais para investigar o incêndio ocorrido na boate. “Tenho informações ainda precárias sobre o relatório. Mas sei que foi um inquérito muito bem feito e profundo. Cabe ao Ministério Público encaminhar esse relatório e punir as pessoas que cometeram os atos ilegais”, analisou.

A polícia apresentou a conclusão do inquérito hoje e responsabilizou 28 pessoas pela tragédia. Deste total, 16 pessoas foram indiciadas de forma direta, 10 nomes foram apontados por indícios de crime, mas não podem ser indiciados pela Polícia Civil (9 serão encaminhados à Justiça Militar e 1 ao Tribunal de Justiça) e 9 pessoas foram responsabilizadas por improbidade administrativa (alguns nomes se repetem entre as diferentes responsabilidades).

Entre os indiciados estão os sócios da boate Kiss, Elissandro Spohr, o Kiko, e Mauro Hoffman, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos, que já estavam presos preventivamente na penitenciária estadual de Santa Maria. Os quatro são acusados de homicídio com dolo eventual triplamente qualificado.

Segundo o inquérito, há indícios de prática de crime de homicídio culposo na conduta dos bombeiros Moisés da Silva Fuchs (comandante regional do Corpo de Bombeiros de Santa Maria) --afastado por Tarso--, Alex da Rocha Camillo, Robson Viegas Müller, Sergio Rogério Chaves Gulart, Dilmar Antônio Pinheiro Lopes, Luciano Vargas Pontes, Eric Samir Mello de Souza, Nilton Rafael Rodrigues Bauer e Tiago Godoy de Oliveira. Os nove serão investigados pela Justiça Militar.

A polícia também apontou indícios de prática de homicídio culposo por parte do prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. A acusação será apurada pelo Tribunal de Justiça já que o mandatário tem foro privilegiado.