Topo

Sobe para 33 o número de mortos após temporal em Petrópolis (RJ)

Amigos e familiares participam do enterro de Lucas Araujo Souza, que morreu soterrado após as chuvas causarem deslizamentos em Petrópolis - Pablo Jacob/Agência O Globo
Amigos e familiares participam do enterro de Lucas Araujo Souza, que morreu soterrado após as chuvas causarem deslizamentos em Petrópolis Imagem: Pablo Jacob/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

22/03/2013 11h08Atualizada em 22/03/2013 11h31

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira (22) que subiu para 33 o número de mortos após o temporal que causou 21 pontos de escorregamento e deslizamento entre domingo (17) e segunda-feira (18) em Petrópolis, na região serrana. Ainda há duas pessoas desaparecidas.

O número de desabrigados pelas chuvas que atingiram Petrópolis caiu de 1.463 para 1.234 pessoas. Segundo nota da prefeitura divulgada na noite de quarta (20), essas pessoas estão concentradas em 24 abrigos do município.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal da cidade serrana fluminense, coronel Rafael Simão, as buscas por corpos de vítimas da chuva estão, neste momento, concentradas em uma comunidade localizada às margens da rodovia BR-040 (Rio-Juiz de Fora), entre os bairros Bingen e Quitandinha, onde, mais cedo, o corpo de um homem foi achado.

Três corpos são encontrados em 4º dia de buscas

Na quarta-feira (21), bombeiros que trabalham no bairro Quitandinha, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, procurando as pessoas que desapareceram depois do temporal, mudaram o curso de uma galeria pluvial ao lado da BR-040 para ajudar nas buscas. Segundo o tenente-coronel Fidelino Dias, uma bomba foi usada para sugar uma parte da água e ajudar a mudar o curso da galeria.

"Nós estamos tentando levar uma retroescavadeira até a localidade onde parece que os corpos estão, para ajudar na retirada da terra. Mudando o curso da galeria, a máquina consegue chegar até o local. Os bombeiros estavam usando somente enxadas e cães farejadores. As buscas não têm hora para acabar", informou o tenente-coronel Dias.

Nesta quinta, uma pessoa que ficou ferida no temporal recebeu alta médica. Rafaela de Oliveira, 23, sofreu vários traumas e chegou a passar por uma cirurgia no Hospital Santa Teresa. Treze pessoas continuam internadas no hospital, das quais quatro estão no CTI (Centro de Tratamento Intensivo).

O índice pluviométrico no Quitandinha na quarta-feira não passou de 0,2 mm. No entanto, em 30 dias, o registro foi de 760 mm. Segundo a Defesa Civil, não existe uma média histórica de chuva, mas nos anos anteriores os índices pluviométricos não chegaram a 400 mm. Até o fim da manhã de ontem, um total de 653 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil. 

A Prefeitura de Petrópolis informou que o abastecimento de água havia sido restabelecido em 100% da cidade e 83% da frota de ônibus já havia sido regularizada. (Com Agência Brasil)

Veja as cidades afetadas pelas chuvas no Rio e em São Paulo

  • Arte/UOL