Topo

Curitiba instala bibliotecas em pontos de ônibus

Usuários de transporte coletivo em Curitiba usam a Tuboteca, biblioteca inaugurada nesta quinta-feira (28) na estação da praça Rui Barbosa - Talita Boros/UOL
Usuários de transporte coletivo em Curitiba usam a Tuboteca, biblioteca inaugurada nesta quinta-feira (28) na estação da praça Rui Barbosa Imagem: Talita Boros/UOL

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

28/03/2013 16h54

Usuários do transporte coletivo de Curitiba podem, a partir desta quinta-feira, pegar livros emprestados gratuitamente em bibliotecas instaladas dentro das estações-tubo - pontos de ônibus em forma tubular utilizados em diversas linhas da cidade.

A primeira Tuboteca foi implantada na estação da praça Rui Barbosa, no centro da capital paranaense. A inauguração faz parte das comemorações pelo aniversário de Curitiba, celebrado nesta sexta-feira (29).

O projeto-piloto da prefeitura prevê a instalação de dez Tubotecas, sendo quatro na praça Rui Barbosa, duas unidades na rua Presidente Faria, em frente aos Correios, uma na praça Carlos Gomes, uma na rua Lourenço Pinto e duas na avenida Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Linha Verde. Não são necessárias fichas ou qualquer tipo de cadastro para que a pessoa possa pegar um livro.

A bancária Jaqueline Pinheiro, usuária regular do transporte coletivo de Curitiba, aprovou a ideia, mas não concorda com a falta de controle dos empréstimos dos livros. "Eu achei o projeto muito interessante e vou aproveitar bastante, mas muita gente vai pegar os livros e não devolver", afirma.

Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), responsável pelo projeto, destaca que as taxas de vandalismo de bens públicos são baixas na capital paranaense, por isso acredita que a ideia de emprestar as obras livremente deve funcionar. "É o primeiro projeto desse estilo elaborado pelo poder público que conhecemos. Fundamentalmente, o que nós estamos estimulando é que a população curitibana tenha livros à disposição para sua livre circulação”, afirma.

Simara Hilbert, cobradora da estação-tubo da Rui Barbosa há cinco meses, acredita que a população fará o papel de fiscal dos livros. "Se eu ver alguém rasgando ou jogando os livros no chão, vou chamar a atenção. Se todo mundo fizer a sua parte, acredito que vai funcionar", diz.

Leitora assídua de Sidney Sheldon, a cobradora afirma que pretende levar diversos livros para casa, inclusive para os filhos.

Segundo o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, todas as obras disponibilizadas pela prefeitura são títulos atuais, de diversos estilos e ainda à venda em livrarias. "Além de emprestar, as pessoas também poderão doar livros para as Tubotecas. Queremos que a população participe. A ideia é incentivar a leitura e também a confiança nas pessoas", afirma.

As outras Tubotecas serão inauguradas nas próximas semanas. Segundo o prefeito, a ideia é expandir o projeto para as Unidades de Saúde do município.

Algumas estações-tubo terão agentes de leitura para dar orientações sobre autores e títulos. A dona de casa Neusa Maria da Costa pediu ajuda para a agente da Rui Barbosa e escolheu um livro para levar para casa. "É bom aproveitar o tempo livre enquanto a gente espera o ônibus para ler, além também de podermos ler durante o trajeto", diz.

Como doar

As doações de livros podem ser feitas nas Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba, na sede do órgão, no IPPUC e na sede da prefeitura.

Segundo a FCC, aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitas publicações didáticas, técnicas, religiosas, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.

Pessoas interessadas em doar acima de mil volumes precisarão se adequar a um Edital de Chamamento Público, que será lançado nos próximos dias.