Topo

Câmera de segurança flagra omissão de PMs perante homicídio de jovens em SP, mostra Fantástico

Em imagem retirada de vídeo transmitido pelo "Fantástico", da TV Globo, atiradores matam dois jovens que conversavam sentados em calçada no bairro do Belém. O horário e data registrados estão errados; o crime ocorreu por volta das 0h17 do dia 16 de março - Reprodução/TV Globo
Em imagem retirada de vídeo transmitido pelo "Fantástico", da TV Globo, atiradores matam dois jovens que conversavam sentados em calçada no bairro do Belém. O horário e data registrados estão errados; o crime ocorreu por volta das 0h17 do dia 16 de março Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

31/03/2013 22h46

Reportagem exibida na noite deste domingo (31) no programa “Fantástico”, da Rede Globo, aponta que policias militares não reagiram diante de um duplo homicídio ocorrido na zona leste de São Paulo.

A equipe do programa teve acesso a imagens de uma câmera de segurança, instalada na rua Belisário de Souza, no Belém, onde os crimes ocorreram, no início da madrugada de 16 de março deste ano. Os registros mostram o momento em que dois homens chegam em uma moto e apontam armas em direção a três rapazes que estavam na calçada, em frente à casa de uma das vítimas.

Os três erguem os braços e viram de costas. Em seguida, os homens disparam várias vezes e matam dois dos jovens –um recebeu 12 tiros e outro, conhecido como Piuí, 14, levou seis disparos. Um deles conseguiu fugir. A mesma câmera que flagrou os crimes mostram um carro da Polícia Militar passando pelo local seis segundos depois.

  • Reprodução/Google Maps

    Calçada da rua Belisario de Sousa, no Belém, zona leste de São Paulo, onde os dois jovens foram mortos. Na imagem, de janeiro de 2011, as câmeras que capturaram o crime não estavam instaladas

Outra câmera mostra que o carro da PM estava parado na mesma rua dos crimes, a uma distância de cerca de 50 metros.

A reportagem localizou o pai de Piuí, que não se identificou. Ele trabalha nas ruas carregando material reciclável. O filho o ajudava na função. O pai da vítima disse que o filho não consumia drogas, nem tinha envolvimento com o crime.

Segundo a reportagem, no boletim de ocorrência registrado pelos PMs que presenciaram o crime, eles dizem que encontraram as vítimas já mortas, em um local conhecido por ser ponto de venda de drogas.

A delegada Elizabete Sato, do Departamento de Homícidios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP) afirma que, “no mínimo houve omissão” dos policiais. O DHPP investiga se os PMs tem envolvimento com as mortes.

Ainda de acordo com a reportagem, a PM informou por meio de nota que abriu inquérito para apurar a conduta dos policiais.