Topo

Polícia prende 3º suspeito por estupro de estrangeira no Rio

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

01/04/2013 21h43

A Deat (Delegacia de Apoio ao Turista) prendeu na noite desta segunda-feira (1º) Carlos Armando Costa dos Santos, 21 anos, terceiro suspeito de manter reféns uma turista americana e seu namorado, além de agredi-los e estuprar a jovem.

O suspeito teve mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. Ele foi capturado em Itaboraí, na região metropolitana . Segundo informações preliminares da polícia, ele confessou que estava na van.

Os outros presos pelo crime são Jonathan Foudakis de Souza, 20, e Wallace Aparecido Souza Silva, 22. O trio é suspeito de manter como reféns a turista e seu namorado. Eles foram forçados a fazer saques em caixas eletrônicos e compras em postos de gasolina em Niterói e São Gonçalo onde, mais tarde, Jonathan e Wallace foram presos.

De acordo com a polícia, os suspeitos mantiveram o rapaz também como refém porque só ele possuía cartão de crédito no momento. Após utilizarem todo o limite do cartão, os dois teriam ameaçado matar o rapaz e, por isso, a namorada se ofereceu para pegar o dela em casa.

Com isso, eles voltaram para Copacabana e mantiveram o rapaz refém enquanto ela pegava a carteira. Segundo a polícia, os suspeitos ficaram dando voltas no quarteirão junto com o namorado enquanto esperavam.

Com a divulgação do caso, outra vítima apontou Jonathan e Wallace como os autores de seu roubo e estupro, que ocorreu no dia 23 de março. A jovem é brasileira e também estava na cidade como turista.

A ação foi semelhante à que ocorreu com o casal de estrangeiros. Os criminosos pegaram ela e outros passageiros para levar à Lapa, como uma van de transporte convencional. No entanto, no trajeto anunciaram o assalto, roubaram os pertences dos passageiros, mas mantiveram a jovem na van. Ela foi deixada em Niterói, onde procurou a polícia.

A chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha, exonerou nesta segunda a então titular da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Niterói (RJ), Marta Dominguez, após constatar que houve falha na investigação sobre o caso da jovem.

A polícia investiga se ao menos mais três outros roubos foram praticados pelo trio. Na tarde desta segunda, um rapaz vítima de roubo também reconheceu a dupla. Uma brasileira também reconheceu o trio e o acusou de tê-la estuprado dentro da van. Há suspeita de que o golpe seja praticado há cerca de um ano, de acordo com outras ocorrências com o mesmo tipo de ação que serão investigadas pela Deat.

Reconhecimento em juízo

O namorado da turista estuprada foi encaminhado, no início da noite, à 32ª Vara Criminal da capital, para reconhecer os dois suspeitos pelo crime diante do juiz Guilherme Schiling. Segundo o titular da Deat, delegado Alexandre Braga, a chamada “prova antecipada” foi pedida para que ele possa voltar para seu país de origem o quanto antes e não precise voltar ao Brasil.

Veja o trajeto feito pela van no dia em que a turista foi estuprada

  • Arte UOL

O delegado ainda classificou o crime ocorrido no sábado (30) de “festa do mal”. “Ninguém demonstrou arrependimento. A intenção era satisfazer a lascívia e a luxúria. Porque eles podiam ter roubado e liberado as vítimas, mas mantiveram os dois como reféns e estupraram a jovem”, afirmou. “Esse tipo de crime é um ponto fora da curva. Não costuma acontecer. Não me lembro de um caso semelhante. Foi abominável.”

O crime

Jonathan Foudakis de Souza, 20, Wallace Aparecido Souza Silva, 22, e Carlos Armando Costa dos Santos, 21 anos são acusados terem mantido como reféns, no último dia 30, a turista e seu namorado. Os dois estrangeiros foram forçados a fazer saques em caixas eletrônicos e compras em postos de gasolina em Niterói e São Gonçalo onde, mais tarde, os dois primeiros foram presos suspeitos foram presos ainda no dia do crime. Santos, o 3º suspeito, foi preso em Itaboraí na noite da segunda-feira (1º).

De acordo com informações da Polícia Civil, os suspeitos também abusaram sexualmente da turista no trajeto, enquanto o namorado foi espancado.

De acordo com a polícia, os suspeitos mantiveram o rapaz também como refém porque só ele possuía cartão de crédito no momento. Após utilizarem todo o limite do cartão, os dois teriam ameaçado matar o rapaz e, por isso, a namorada se ofereceu para pegar o dela em casa. Com isso, eles voltaram para Copacabana e mantiveram o rapaz refém enquanto ela pegava a carteira. Segundo a polícia, os suspeitos ficaram dando voltas no quarteirão junto com o namorado enquanto esperavam.