Topo

Por foto, homem reconhece suposto agressor de motorista de ônibus que caiu no Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

03/04/2013 14h36Atualizada em 03/04/2013 15h14

A testemunha Marcelo Silva de Oliveira, 36, que estava no ônibus que caiu na avenida Brasil, zona norte do Rio de Janeiro, reconheceu o homem suspeito de agredir o motorista do veículo. O reconhecimento foi feito por meio de uma fotografia apresentada pela polícia nesta quarta-feira (3).

Oliveira desceu do ônibus momentos antes do acidente, no começo do viaduto. O homem que ele reconheceu estaria discutindo com o motorista André Luiz da Silva Oliveira, 33. Essa pessoa é suspeita de ter dado um chute no rosto de André, o que teria provocado o acidente, segundo relatos de testemunhas.

De acordo com a policial que ouviu o testemunho, Oliveira seguirá ainda na tarde de hoje para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, na zona sul, onde o suposto agressor está internado com uma fratura na mandíbula. O objetivo é que ele faça um novo reconhecimento.

A polícia ouve ainda nesta tarde uma segunda testemunha, que estaria dentro de veículo no momento do acidente.

Oliveira estava no ônibus acompanhado de duas amigas: uma delas é Dorenilde Viegas Souza, 20, que foi internada no Hospital Souza Aguiar com uma fratura no braço direito; e a outra é Luciana Chagas da Silva, 26, que morreu no local. Logo após descer do ônibus, ele viu o acidente e correu para ajudar. Dorenilde teria confirmado a agressão, de acordo com Oliveira.

Veja o local onde o ônibus caiu

  • Arte/UOL

Briga

Uma das pessoas que ficou ferida no acidente, Amanda Santana Silva, 19, disse para sua mãe que o motorista levou um chute no rosto segundos antes do veículo cair do viaduto Brigadeiro Trompowski.

A mãe de Amanda, Conceição Rodrigues Santana, que foi visitá-la no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, zona norte do Rio, contou que, segundo a jovem, o motorista não parou no ponto onde um homem queria descer, antes do viaduto. Os dois teriam iniciado uma discussão e o jovem teria pulado a catraca e chutado o rosto do condutor, que perdeu o controle do veículo. "Ela disse que o homem pulou a catraca, ficou discutindo com o motorista e acertou um pontapé no rosto dele. Ela disse que viu o motorista virando de lado, e o ônibus caiu", afirmou.

O titular do distrito policial de Bonsucesso (21ª DP), José Pedro Costa da Silva, esteve nesta quarta-feira (3) no Hospital Getúlio Vargas. Segundo Silva, o condutor teve perda de memória recente e não se lembra de nada do que aconteceu no dia do acidente.

O acidente deixou sete mortos e 11 feridos, dois em estado gravíssimo. Os mortos foram identificados pelos bombeiros como Luiz Antônio do Amaral, de 41 anos; Marcius Flávio do Nascimento, de 36; Oséas da Silva Cardoso, de 39; Ângela Maria Reis da Silva, de 62; Francisco Batista de Souza, de 40; José Aparecido de Jesus, de 41; e Luciana Chagas da Silva, de 26.