Topo

Com 147 km, São Paulo registra maior lentidão do ano pela manhã; há alagamentos

Do UOL, em São Paulo

05/04/2013 08h44Atualizada em 05/04/2013 12h26

A chuva que atinge a capital paulista nesta sexta-feira (5) fez a cidade registrar a pior lentidão do ano pela manhã, às 9h, quando havia 147 km de lentidão, segundo medição da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O recorde histórico de lentidão no período da manhã foi registrado em 23 de maio de 2012, com 245 km. Em 2013, o recorde anterior ocorreu em 31 de março, com 135 km de lentidão.

Ao longo de toda a manhã o congestionamento esteve acima da média histórica. Às 12h, a lentidão registrada era de 119 km --a média histórica para o horário é de 39 a 71 km. As vias que registravam maior lentidão eram as marginais Pinheiros (em ambos os sentidos) e Tietê (sentido Ayrton Senna), avenida Interlagos (sentido centro), avenida dos Bandeirantes (sentido marginal Pinheiros), corredor Norte-Sul (sentido Santana) e a radial Leste (sentido centro).

A zona leste enfrentava a pior situação, com 29 km de lentidão, seguida das zonas oeste (26 km), sul (19 km) e norte (19 km). No centro havia 7 km de vias congestionadas. A CET monitora 868 km de vias, o que representa cerca de 5% da malha viária da capital paulista.

Segundo a CET, há 20 semáforos com problemas, 9 totalmente apagados e 11 com o sinal amarelo intermitente. Uma árvore caiu na rua Capote Valente, em Pinheiros, na zona oeste.

Alagamentos

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo colocou toda a cidade em atenção para enchentes e deslizamentos às 6h40 por conta da chuva que atingia toda a região metropolitana. Às 9h35, com a diminuição da chuva, a cidade saiu do estado de atenção.

Há cinco pontos de alagamento ativos na capital, segundo o CGE, dois deles intransitáveis:

  • Avenida Ibirapuera (zona sul), sentido bairro, altura do acesso ao complexo João Jorge Saad (intransitável)
  • Rua da Cantareira (centro), altura do número 1082 (intransitável)
  • Marginal Tietê, pista expressa, sentido Castello Branco, na altura da ponte da Vila Guilherme (transitável)
  • Marginal Pinheiros, pista local, altura da avenida João Dias, sentido Castello Branco (transitável)
  • Marginal Pinheiros, pista local, altura da ponte Caio Pompeu de Toledo, sentido Castello Branco (transitável)  

Acidente

Um ônibus intermunicipal de prefixo 1554 que fazia a linha Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos)/Itapecerica da Serra (Jardim das Oliveiras) caiu numa ribanceira na manhã desta sexta-feira (5) na estrada do Cachoeirinha enquanto fazia o trajeto de Itapecerica da Serra em direção a São Paulo. Segundo a assessoria da EMTU (Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos), seis pessoas ficaram feridas, entre elas o motorista.

O acidente ocorreu por volta das 6h50, na altura do número 100, no Jardim Ângela. O Corpo de Bombeiros informou que uma das vítimas foi atendida pelo Samu e uma mulher, com fratura no joelho, foi encaminhada ao pronto socorro de Campo Limpo.

Em nota, a EMTU informou que relatos de um passageiro a um funcionário do Consórcio Interviasno, o tempo estava chuvoso e o motorista conduzia o ônibus em velocidade compatível para o local. Ao fazer uma curva, deparou-se com um carro em sentido contrário e avançou a faixa de divisão da pista. Ao desviar, acabou batendo na guia e o motorista perdeu o controle da direção, caindo na ribanceira. A EMTU não informou quantos passageiros estavam no veículo no momento.

Meteorologia

De acordo com meteorologistas do CGE, a sexta-feira terá tempo instável e chuvoso ao longo dia, em razão da aproximação de uma zona de instabilidade. As temperaturas não devem superar os 24ºC. A frente fria irá se deslocar rapidamente pelo Estado, segundo o órgão. À tarde, as chuvas devem diminuir.

Ainda segundo o CGE, o tempo deve melhorar no final de semana. A chuva deve diminuir, e o sol aparecer entre nuvens. As temperaturas mínimas devem sofrer ligeira queda comparada com os últimos dias por conta de ventos que vêm do mar para a região leste do Estado. As máximas não devem ficar por volta de 27º, de acordo com os meteorologistas do CGE. (Com Estadão Conteúdo)