Topo

Vazamento de óleo chega a Caraguatatuba (SP); nove praias foram atingidas em São Sebastião

Do UOL, em São Paulo

06/04/2013 13h38Atualizada em 06/04/2013 23h26

Um vazamento de óleo no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar) da Transpetro/Petrobrás atingiu o canal de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na noite de sexta-feira (5). A mancha de óleo chegou até a Enseada de Caraguatatuba, na divisa com as praias de São Sebastião, na noite deste sábado.

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a mancha movimentava-se no final da tarde de hoje na saída do canal de São Sebastião em direção ao norte.

O vazamento ocorreu durante operação de abastecimento de um navio estacionado no terminal da Transpetro. 

Veja onde ocorreu o vazamento

  • Arte/UOL

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião informou neste sábado que o vazamento foi controlado e que ainda não sabe precisar a quantidade de óleo de vazou.

Em São Sebastião, a mancha de óleo atingiu as praias Porto Grande, Deserta, Ponta da Cruz, Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco, Figueira, Cigarras e Enseada, em São Sebastião. A prefeitura da cidade orientou os banhistas a evitarem essas nove praias. 

A Transpetro afirmou, por meio de nota, que equipes de contingência foram acionadas e, durante toda a noite e a madrugada, atuaram na contenção do vazamento e na remoção do produto. 

Segundo a empresa, 27 embarcações e cerca de 300 pessoas foram mobilizadas na região para conter o vazamento e o avanço do combustível.

A Capitania dos Portos está monitorando toda a região e utilizando helicópteros na identificação de manchas de óleo que possam ter escapado dessa contenção. 

Técnicos e embarcações da Cetesb estão em São Sebastião orientando os trabalhos de contenção da mancha de óleo e a instalação de barreiras.