Topo

Idosa acha cascavel dentro de casa em Botucatu (SP)

A cobra foi levada para o Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) da Unesp - Divulgação/Guarda Civil Municipal de Botucatu
A cobra foi levada para o Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) da Unesp Imagem: Divulgação/Guarda Civil Municipal de Botucatu

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

10/04/2013 14h55

Uma idosa de 71 anos encontrou nessa terça-feira (9) uma cobra cascavel dentro de casa em Botucatu (238 km de São Paulo). Ela notou a presença do réptil na sala porque os quatro cachorros da família não paravam de latir.

A cascavel foi retirada do imóvel, que fica na periferia da cidade, por agentes da GCM (Guarda Civil Municipal). O animal estava sob o guarda-roupa da idosa quando os membros da GVM chegaram ao local, segundo o agente Jayme Almeida Pereira Júnior, 42.

De acordo com Amanda Batista Keller, 15, neta da mulher, a avó ainda está muito assustada. “Se a cobra tivesse atacado alguém da casa, seria ela a vítima porque meu avô não anda e está acamado”, afirmou.

A cascavel foi levada para o Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu.

Vermes

Segundo o pesquisador Airton Lourenço Junior, 31, a cobra tem 80 centímetros e vai permanecer por pelo menos 60 dias sob observação. “Ela receberá remédios contra vermes e tratamento de alguma doença, caso tenha.”

Nesse período, de acordo com o pesquisador, será extraído veneno da cascavel para que se conheçam suas características.

Só depois de ficar em boas condições é que o bicho integrará o plantel de 680 cobras do Cevap. O veneno dos animais é utilizado em pesquisas e para a produção de fármacos.