Topo

Latrocínios no ABC paulista crescem 275% no 1º trimestre de 2013

Do UOL, em São Paulo

25/04/2013 21h11Atualizada em 25/04/2013 21h30

O número de latrocínios no ABC Paulista, na Grande São Paulo, cresceu 275% no primeiro trimestre de 2013 se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados quatro casos de roubo seguido de morte. Nos primeiros três meses deste ano, o índice nos sete municípios da região subiu para 15. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

  • 7946
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/04/25/voce-sente-que-a-violencia-em-sao-paulo-aumentou-nos-ultimos-meses.js

O maior aumento ocorreu em Diadema, que teve seis latrocínios este ano. A cidade fechou o primeiro trimestre do ano passado sem nenhum registro deste tipo de crime. São Bernardo do Campo ocupou a segunda colocação do ranking, com três casos.

Dois registros foram feitos em MauáRibeirão Pires e Santo André. Já São Caetano do Sul e Rio Grande da Serra foram os únicos municípios da região que fecharam o período sem nenhum registro de latrocínio.

Ainda que em menor proporção, o número de vítimas de homicídio doloso (com intenção de matar) na região também cresceu. Nos primeiros três meses deste ano, foram registrados 74 casos, sendo que no mesmo período do ano passado foram 61 pessoas mortas neste tipo de crime.

A cidade de Santo André é a que registrou o maior número de vítimas (20), seguida de Mauá (17), São Bernardo do Campo (16), Diadema (15), Ribeirão Pires (5), Rio Grande da Serra (1) e São Caetano (0).

 

Crime em São Bernardo

Uma dentista foi morta queimada na tarde desta quinta-feira (25) após uma tentativa de assalto em São Bernardo do Campo. Os bandidos teriam se irritado porque encontraram pouco dinheiro na conta da vítima quando foram fazer saques com seu cartão.

Três criminosos tocaram a campainha do consultório, que fica num bairro nobre do município, por volta das 12h30. A dentista Cynthia Moutinho de Souza, 47, foi rendida quando abriu a porta. Uma paciente que estava no local foi vendada e teve objetos roubados pelo bando.

Dois criminosos mantiveram a dentista refém e um ladrão pegou um cartão bancário da moça para fazer saques. Como a vítima tinha apenas R$ 30 na conta, um dos criminosos decidiu atear fogo no corpo da dentista utilizando o álcool que serve para esterilizar os objetos usados nos tratamentos dentários.

Vizinhos chegaram a chamar os bombeiros, mas Cynthia morreu no local. Ninguém foi preso, mas imagens de câmeras de segurança mostram um dos suspeitos entrando em uma loja de conveniência de um posto de gasolina para tentar retirar o dinheiro.

Violência em São Paulo

O primeiro trimestre de 2013 foi o mais violento dos últimos três anos em todo o Estado de São Paulo. A violência em todo o território paulista, segundo dados da secretaria estadual de Segurança Pública, é puxada pelos índices da capital e da Grande São Paulo. 

Ao todo, os meses de janeiro a março de 2013 tiveram 537.790 ocorrências registradas em todo o Estado, diante de 536.220 no mesmo período de 2012 e 503.454 no de 2011.

A cidade de São Paulo fechou o primeiro trimestre de 2013 com aumento de 18% no número de homicídios dolosos em relação ao mesmo período do ano passado. Foi o oitavo mês consecutivo em que os números aumentaram, se comparado aos meses equivalentes no ano anterior.

Especialistas em segurança pública divergiram sobre a explicação ao aumento dos casos de violência em São Paulo. Para o cientista político Guaracy Mingardi, o avanço dos homicídios é fenômeno que se observa pelo menos desde o ano passado e que, dadas as chacinas na capital e na Grande São Paulo desde ano passado, se assemelham aos picos de violência que marcaram o final dos anos 1990 na capital e na região metropolitana.

Já a coordenadora do núcleo de análise de dados do instituto Sou da Paz, Ligia Rechenberg, afirmou que, apesar do aumento dos crimes contra a vida em comparação a trimestres passados, os índices "vêm caindo paulatinamente".