Topo

Acidente em obras do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), deixa 14 feridos

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

30/04/2013 23h37Atualizada em 01/05/2013 08h05

Menos de quarenta dias após a morte de um operário nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, um outro acidente deixou ao menos 14 trabalhadores feridos por volta das 19h desta terça-feira (30).

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela obra de ampliação, o acidente aconteceu no momento em que os trabalhadores concretavam a laje do segundo piso do píer C que está sendo construído no terminal e a estrutura desabou. Os operários despencaram de uma altura de cerca de 10 metros.

Um dos feridos foi encaminhado ao hospital municipal Doutor Mário Gatti em estado grave. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a vítima, identificada apenas como Rubenildo, teve traumatismo craniano e fratura no tórax e deve passar por cirurgia. Os outros feridos tiveram fraturas em várias partes do corpo e foram encaminhados para hospitais do município. 

Em nota, a concessionária e o Consórcio Construtor Viracopos informaram que prestaram atendimento "imediato" aos operários, com a mobilização das equipes de segurança e socorro do aeroporto. O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também ajudaram no socorro às vítimas. O comunicado diz ainda que o consórcio "irá apurar as razões do acidente e irá prestar todo apoio às vítimas e suas famílias". 

A assessoria do MPT (Ministério Público do Trabalho) informou que será realizada uma vistoria no local nesta quarta-feira (1º) para decidir se as obras serão embargadas ou não. O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) também já foi avisado sobre o acidente.

Morte em março

Um outro acidente ocorrido no último dia 22 de março nas obras de ampliação do aeroporto deixou um morto e um ferido. Cleiton Nascimento Santos, 25, fazia acertos no talude (espécie de plano inclinado que alcança locais mais profundos de escavação) quando a terra desabou e o matou soterrado. O terreno estava molhado por causa das chuvas.

O operário foi levado com vida para o hospital Dr. Mário Gatti, mas não resistiu. Outro funcionário, Wilington Santos Reis, 26, machucou a mão durante o deslizamento, mas foi atendido no próprio ambulatório.

O acidente paralisou totalmente as obras por doze dias. Os trabalhos só foram retomadas no início deste mês, quando o Ministério do Trabalho e Emprego de Campinas (a 93 km de São Paulo) liberou 90% das obras, com exceção de duas áreas de escavação que continuam restritas, inclusive a que vitimou o trabalhador. Várias vistorias foram feitas no local antes da desinterdição.

Desde então, apenas os serviços de terraplenagem, descarregamento de materiais, montagem de canteiro, pátio de vigas e acampamentos estavam liberados. Com as desinterdições, apenas 10% das obras continuavam suspensas, segundo estimativa do MTE.