Topo

Motorista de van morre após queda de árvore durante temporal no Rio

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

06/05/2013 09h21Atualizada em 06/05/2013 15h43

O motorista de uma van morreu na manhã desta segunda-feira (6) depois que uma árvore caiu e atingiu o veículo, na avenida Marechal Floriano, no centro do Rio de Janeiro, durante a forte chuva que teve início durante a madrugada. O temporal teve rajadas de vento de 93 quilômetros por hora (km/h) entre 8h15 e 9h15. Na estação de Marambaia, na zona oeste da cidade, foram registradas, às 7h, rajadas de 86 km/h.

A vítima fatal foi identificada como Ronaldo Gonçalves, 37. Ele chegou a ser levada para o hospital Souza Aguiar, no centro, com fraturas no fêmur e na bacia, mas não resistiu aos ferimentos. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

A frente fria que chegou ao município nesta segunda provocou transtornos em toda a cidade e levou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) a decretar estado de "atenção", o segundo em uma escala de quatro. A mudança ocorreu às 6h05.

O vendaval provocou quedas de árvores e o fechamento de ruas das zonas norte, oeste e do centro. Além disso, houve registros de trânsito intenso, com alagamentos nas ruas e semáforos apagados em diversas vias da capital fluminense. Às 13h, a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) havia identificado 84 equipamentos com mau funcionamento.

O temporal também provocou quedas de energia em diversos bairros da cidade. A Light, concessionária que distribui energia no Rio, informou, em nota, que técnicos da companhia estão trabalhando para restabelecer a luz em pelo menos 15 bairros das zonas sul, norte e oeste e em três municípios da Baixada Fluminense, mas que ainda não há previsão para o término do serviço.

De acordo com o Inmet, o tempo na capital fluminense será parcialmente nublado a encoberto com chuvas isoladas durante todo o dia. A temperatura mínima prevista é de 18ºC e máxima de 26ºC.

Teleférico parado

O temporal também provocou a interrupção do serviço do teleférico do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. Técnicos da concessionária SuperVia descobriram que um cabo responsável pela transmissão de dados foi danificado pelas rajadas de vento, no trecho entre as estações Baiana e Adeus.

A equipe de manutenção já está providenciando os reparos, de acordo com a empresa, mas ainda não há previsão para que o sistema volte a operar.

Sinais apagados no BRT

A Prefeitura do Rio informou que alguns trechos da pista do BRT Transoeste estão com semáforos apagados e têm auxílio de operadores de trânsito na região do Recreio dos Bandeirantes e da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Além disso, as estações Cesarão I, Cesarão 2, Magarça, Ilha de Guaratiba, Recreio Shopping e Glaucio Gil estão sem energia por conta de interrupção de fornecimento da Light. A concessionária já foi notificada.

Trânsito complicado

O COR informou, às 9h38, que o trecho da rua México na altura da rua Santa Luzia, no centro, estava interditado devido à queda de árvore na via. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal estiveram no local e liberaram a via no final da manhã.

Por volta das 11h, a queda de árvore interditou a Rua Bolívar, entre a Leopoldo Miguez e a Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, na zona sul. O trânsito apresentou retenção no local, até a retirada do obstáculo, cerca de uma hora depois.

Também na zona sul, na Avenida Niemeyer, que liga o Leblon ao bairro de São Conrado, houve queda de árvore na via. O trânsito ficou lento na região. A via foi liberada por volta das 11h50, de acordo com o COR.

Na via expressa Grajaú-Jacarepaguá, sentido Jacarepaguá, na zona oeste, uma árvore caída ocupou uma faixa na altura do km 3. A queda de outra árvore provocou retenções na avenida Ayrton Senna, altura do Barra Music, na Barra da Tijuca, também zona oeste, sentido Linha Amarela. Por volta das 13h15, o trânsito ainda era intenso na região.

Árvore cai sobre trilhos do metrô

A queda de uma árvore no trilho causou a interrupção da circulação de trens nas estações Pavuna e Colégio, na linha 2 do metrô. O problema foi registrado por volta das 6h30 e o serviço restabelecido por volta das 7h05.

O MetrôRio informou que está trabalhando em operação especial por conta das chuvas e que o sistema se encontra normalizado, porém com grande demanda.

Aeroportos têm cancelamentos e atrasos

Por conta do temporal, os aeroportos Santos Dumont e do Galeão tiveram que operar por instrumentos. Até 13h, a Infraero havia registrado 23 atrasos e nove cancelamentos entre os 76 voos programados para o Santos Dumont desde a 0h desta segunda-feira.

Já no Galeão, houve 22 atrasos e quatro cancelamentos entre os 68 voos domésticos. Dentre os 14 voos internacionais, houve dois atrasos e três cancelamentos.