Topo

Fez um barulho muito alto, diz professora que viu pouso forçado de helicóptero no Rio

O helicóptero caiu por volta das 13h30, e não houve registro de vítimas - Reprodução/Globo News
O helicóptero caiu por volta das 13h30, e não houve registro de vítimas Imagem: Reprodução/Globo News

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

08/05/2013 16h33Atualizada em 08/05/2013 17h43

Professores e alunos da escola municipal Ministro Alcides Carneiro, de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, testemunharam o pouso forçado de um helicóptero no Morro da Urca na tarde desta terça-feira (8). Um dos alunos fotografou os últimos momentos do vôo da aeronave. A Caminho do Pão de Açúcar diz que o helicóptero não estava voando. "Para não bater na pedra, ele se jogou na mata. Fez um barulho alto", disse a professora Elizete Stanich.

As informações iniciais davam conta de que o helicóptero havia caído, mas o delegado responsável pelo caso informou que na realidade o piloto fez um pouso forçado na mata para não bater na pista.

De acordo com a professora Patrícia Pimentel, a turma chegava ao morro pelo bondinho, quando ela viu a aeronave se aproximando. "Depois ele sumiu, só vi as árvores balançando, foi rápido", disse a professora.

Os alunos ficaram assustados, disseram as professoras. Mas, mesmo com o susto, fizeram fotos. Um deles, de 14 anos, disse ter achado estanha a proximidade da aeronave, por isso fotografou.

O helicóptero caiu por volta das 13h30, e não houve registro de vítimas. As infomações preliminaers dão conta de que havia seis pessoas na aeronave, pertence à empresa Helisight, especializada em voos panorâmicos. Procurada pela reportagem do UOL, a Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que administra o bondinho do Pão de Açúcar, afirmou que o incidente foi provocado por uma rajada de vento. Na versão da companhia, o helicóptero já havia pousado, e acabou se deslocando por cerca de cinco metros.

Policiais civis e uma equipe do Seripas (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à Aeronáutica, estão periciando o local do acidente.