Topo

MP apresenta denúncia contra suspeitos de racismo no Orkut

08/05/2013 11h48

O Ministério Público Federal (MPF) em Jales (586 km de São Paulo) apresentou denúncia contra três suspeitos de praticar e incitar a discriminação de raça e cor na rede social Orkut. O crime ocorreu em 2007. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Eles criaram comunidades com os nomes ‘Juventude Hitleriana’ e ‘14/88’ (inspirada em um trecho de 88 palavras do livro ‘Minha Luta’, de Adolf Hitler).

De acordo com o MPF, os três confessaram ter postado mensagens discriminatórias em comunidades na rede. Eles podem ser condenados a até cinco anos de prisão e multa.

Racismo na internet

Em 2012 a Justiça Federal de São Paulo condenou a estudante Mayara Penteado Petruso a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo. Ela ofendeu nordestinos por meio da rede social Twitter em 2010, logo após a vitória eleitoral da petista Dilma Rousseff sobre o tucano José Serra.

Os maiores índices de votação de Dilma na ocasião foram registrados na região Nordeste.

"Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!", escreveu a estudante em sua página.

Ela admitiu a publicação da mensagem, mas afirmou que não tinha a intenção de ofender, que não é preconceituosa e que não esperava tamanha repercussão. À época Mayara disse estar envergonhada e arrependida.

A pena contra ela foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa.