Soja é roubada de trens em movimento no interior de São Paulo

José Bonato
Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

Dezenas de moradores de Santa Adélia (371 km de São Paulo), no norte do Estado, são suspeitos de saquearem vagões de trens com carregamento de soja e comercializarem a mercadoria num esquema que rendia R$ 2.000 mensais a cada participante.

A Polícia Civil abriu vários inquéritos para apurar os crimes de furto, receptação e formação de quadrilha e já recolheu, desde o início do mês, toneladas de grãos armazenadas nas residências dos suspeitos, segundo informou nesta quinta-feira (9) a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Na casa de um deles, que pode ser o líder das ações criminosas, foram encontradas 150 sacas de 60 quilos cada, estocadas pelos cômodos e corredores, e ferramentas utilizadas para romper lacres dos vagões. As composições são arrombadas quando estão paradas em desvios, para liberar passagem para outros trens, ou em baixa velocidade, quando cruzam a cidade.

A mercadoria então se espalha pelos trilhos, sem que os maquinistas percebam, e depois é recolhida em mutirões por moradores "contratados" para a tarefa. Cada saca do grão está cotada a cerca de R$ 60 no mercado. A soja é procedente dos Estados da região Centro-Oeste do país e tem  como destino o porto de Santos (72 km de São Paulo), de onde é exportada.

Carga tem seguro

A polícia não soube informar desde quando os saques aos trens acontecem. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, ninguém ainda foi indiciado porque os inquéritos, por enquanto, estão na fase de coleta de depoimentos. Já ocorreram ações de busca e apreensão de soja em pelo menos 15 casas. A polícia quer chegar aos receptadores da carga.

Em nota, a ALL (América Latina Logística), que faz o transporte da soja, informou que 80% dos furtos sofridos pela empresa ocorrem no trecho de Santa Adélia. Toda a carga furtada, segundo a ALL, possui seguro. "Ainda não é possível precisar o volume roubado, uma vez que a ação está em andamento", informa a companhia.

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos