Topo

Campanha de combate ao preconceito é lançada no Rio

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

15/05/2013 23h34Atualizada em 16/05/2013 11h17

Uma campanha lançada pela Prefeitura do Rio na noite desta quarta-feira (15) no Circo Voador, na Lapa, área central da capital fluminense, quer envolver a população na luta contra o preconceito.

O lançamento contou com a participação de artistas como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Preta Gil, Toni Garrido, Zélia Duncan, Lú Carvalho, Frejat e Dzi Croquettes.

"O racismo nos ofende como cidadão e me agride como cidadão. Eu tenho que interferir. Não preciso ser negro para ser contra o racismo. Da mesma forma que o machismo incomoda. As agressões que crescem a cada dia é um problema meu sim, apesar de não ser mulher. Da mesma maneira que não precisa ser homossexual para lutar contra a homofobia", explica o coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson.

O coordenador detalhou que a campanha vai circular pelas mídias sociais, TV e pela imprensa e disse esperar que os cidadãos do Rio tenham mais conhecimento dos seus direitos quando se depararem com situações que envolvem o preconceito.

" Queremos que a sociedade venha conosco nessa luta em prol de uma sociedade melhor para nossos filhos, netos. A campanha vai ser divulgada em todas as mídias sociais, TV. Esse esse lançamento hoje tem visibilidade. Não adianta conquistarmos direitos se o cidadão não sabe e não exerce seus direitos talvez por desconhecimento. Hoje estamos aqui para informar sobre seus direitos", disse Tufvesson.

Ele comemorou a decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que aprovou uma resolução que, na prática, legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Anteriormente, a Justiça reconhecia somente a união estável entre homossexuais. Ele tem uma união de 18 anos com seu companheiro, André.

"Meu casamento não tem diferença do casamento de minha mãe, minha avó. A bandeira brasileira hoje brilha para todos nós. Se está garantido o direito de uma minoria, se garante para toda a sociedade. Gera um entendimento que a relação é de amor. Temos o mesmo afeto, a mesma intenção, que é de amor, de formar uma família, não se pode ser tratado de forma diferente", desabafou o coordenador.

Show

O cantor Ney Matogrosso participou do show de lançamento da campanha. O artista comemorou a iniciativa e disse que a cidade sempre foi aberta ao público homossexual. "Quando eu era adolescente em Copacabana, o Rio já era invadido por gays no verão. A cidade sempre conviveu com isso", afirmou Ney. "O Rio sempre foi a Meca gay", completou.

Para o artista, a questão não é só gay, é o preconceito geral. "Preconceito é falta de esclarecimento. Quem tem a sexualidade bem resolvida não tem preconceito. Desconfio dos que têm preconceito porque quem é bem resolvido não se preocupa com isso", defendeu.

Caetano Veloso era uma das atrações mais aguardadas da noite. O músico baiano encerrou o show, tocando três músicas, mas preferiu não falar sobre o tema da campanha, como fizeram os outros artistas. (Com Agência Brasil)