Topo

Aeroporto Santos Dumont, no Rio, reabre para pousos e decolagens após 11 horas

Grupo de passageiros participa de protesto no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, após o local ser fechado para pousos e decolagens - Adriano Ishibashi/Frame/Estadão Conteúdo
Grupo de passageiros participa de protesto no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, após o local ser fechado para pousos e decolagens Imagem: Adriano Ishibashi/Frame/Estadão Conteúdo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

17/05/2013 16h36Atualizada em 17/05/2013 20h00

Após quase cerca de 11 horas fechado, o Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, reabriu para pousos e decolagens às 17h27. Às 15h54, o terminal já havia aberto apenas para decolagens. O transtorno foi causado pela forte chuva que atingiu a capital fluminense nesta sexta-feira (17).

De acordo com a Infraero (estatal que administra aeroportos), dos voos programados para chegada, 74 foram cancelados e 47 registravam atraso superior a 30 minutos até as 17h. Das partidas, 82 voos foram cancelados e 50 estavam atrasados.

Como alguns dos voos que deveriam chegar ao Santos Dumont foram desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, funcionários das companhias foram remanejados para o terminal da Ilha do Governador para auxiliar da demanda de passageiros extras.

Por meio de nota, a Gol informou que reforçou as equipes de atendimento no Santos Dumont desde o fechamento do terminal e que transferiu alguns pousos para o Galeão. Segundo a companhia aérea, foram disponibilizadas operações extras no aeroporto internacional para acomodar passageiros com viagens programadas de ou para o Santos Dumont.

A Azul informou que seus passageiros afetados pelo fechamento do aeroporto no Rio receberam o auxilio necessário, sem especificar o volume de voos.

Por meio de nota, a TAM informou que os passageiros afetados pelo fechamento do Santos Dumont poderão remarcar os bilhetes sem cobrança até dia 17 de junho, sem mudanças de rota. Esses clientes também podem pedir o reembolso integral dos bilhetes.

Atenção e alerta

A forte chuva que atingiu o Estado na manhã desta sexta levou o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) a colocar as regiões serrana, Baixada Fluminense e Macaé, no norte do Estado, em estágio de atenção.

Em três pontos na Baixada, o órgão decretou estágio de alerta por causa do risco de transbordamentos --rio Capivari nos trechos de Belford Roxo e Duque de Caxias, e rio Inhomirim em Caxias.

A chuva foi causada por uma frente fria, que também trouxe ventos fortes. Pela manhã, a ventania causou quedas de árvores e transtornos.

Ventos derrubaram duas árvores em Botafogo, na zona sul, segundo o Centro de Operações, e mais três em bairros da zona norte (Vila Isabel, Tijuca e Penha), de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Por volta das 15h30, um semáforo continuava apagado no cruzamento da rua Jardim Botânico com Rua Oliveira Rocha. Agentes da CET-Rio orientam trânsito intenso do local.