Trânsito: Em SP, metrô e CPTM vão funcionar 24h durante Virada Cultural

Do UOL, em São Paulo

Quem for aproveitar a Virada Cultural em São Paulo neste fim de semana --entre às 18h do sábado (18) e às 18h do domingo (19)--, na região central da cidade, poderá utilizar o transporte público em seus deslocamentos, já que todas as linhas de trem e do metrô vão funcionar de forma ininterrupta durante a realização do evento.

Metrô

Os trens e estações do Metrô e da ViaQuatro vão operar a partir das 4h40 do sábado até a meia-noite do domingo. A operação especial é para facilitar os deslocamentos dos usuários.

Todas as 64 estações metroviárias da cidade de São Paulo nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), 4- Amarela (Butantã-Luz) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários.

O Metrô e a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4- Amarela, recomendam aos usuários do sistema metroviário paulistano a compra antecipada dos bilhetes para as suas viagens, para facilitar o acesso às estações.

O carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento poderão ser feitos normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações, exceto na Vila Madalena, Sumaré, Clinicas, Consolação, Trianon e Chácara Klabin, que farão o atendimento em guichês.

Acesso de ciclistas ao sistema metroviário

Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroviário em seus deslocamentos, o acesso pode ser feito a partir das 14h do sábado e até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de 4 bikes por trem e o embarque no último vagão.

CPTM

A CPTM também terá operação especial para atender aos participantes. Na madrugada de sábado para domingo, entre 1h e 4h da manhã, os trens circularão com intervalos de meia hora, para atender ao público que vai se deslocar pelos diversos pontos nos quais haverá atrações.

Ainda em função da Virada Cultural, durante o fim de semana, a CPTM não fará interrupção da circulação em suas linhas. Mas, devido às obras de modernização, os trens vão circular com maior intervalo. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência.

Linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato - Jundiaí): no sábado, a partir das 15h até a meia-noite de domingo, haverá implantação de equipamentos de via na região da estação Piqueri. Durante todo o domingo, na região da estação Jaraguá, as equipes estarão mobilizadas na instalação de equipamentos de infraestrutura.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi): no domingo, das 4h até 20h, haverá serviços no sistema de energia de alimentação elétrica dos trens entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda.

Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú): no sábado, das 18h até meia-noite de domingo, haverá intervenções no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Vila Olímpia e Berrini.

Linha 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra): no domingo, das 7h às 19h, serão realizadas obras na via entre as estações Mauá e Guapituba.

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Guaianazes - Luz): no sábado, das 18h até a meia-noite de domingo, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via entre as estações José Bonifácio e Corinthians-Itaquera.

Linha 11-Coral (Guaianazes - Estudantes): durante todo o domingo, haverá serviços no sistema de alimentação de energia dos trens e nos equipamentos de via na região da estação Antônio Gianetti Neto.

Linha 12 -(Brás - Calmon Viana): no sábado, a partir das 4h até a meia-noite de domingo, haverá substituição de equipamentos de via e sinalização entre as estações Eng° Manoel Feio e Aracaré.

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos