Topo

Prefeito do Rio é acusado de agredir homem que o xingou em restaurante na zona sul

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

26/05/2013 20h16Atualizada em 27/05/2013 00h25

O músico e escritor Bernardo Botkay, conhecido como Botika Botkay, acusa o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de tê-lo agredido em um restaurante no Jardim Botânico, zona sul da capital fluminense, na noite deste sábado (25).

O prefeito estava jantando com a mulher e um grupo de amigos quando o escritor e a esposa o xingaram. Em nota, Paes confirmou ter se envolvido em um "desentendimento físico".

"[...] Fui gratuita e insistentemente ofendido por um casal desconhecido, com expressões como “bosta e vagabundo”, entre outras muito mais fortes. A discussão transformou-se em um princípio de desentendimento físico, o que obrigou a intervenção da minha segurança para acabar com o tumulto e afastar os desconhecidos em questão", afirmou Paes por meio de nota oficial

"Nos meus 20 anos de vida pública, acostumei-me a ouvir críticas e, até, receber agressões. Sei que isso faz parte da minha posição. Críticas, em geral, são muito bem-vindas, pois nos ajudam a reparar equívocos e a crescer", disse Paes. "O que não é aceitável são agressões pessoais em momentos privados diante da minha esposa. Apesar da agressividade do casal, eu não poderia ter reagido como o fiz. Peço desculpas à população da minha cidade pela maneira como agi".

Segundo reportagem da Folha, o local onde o incidente aconteceu seria o restaurante japonês Yumê.

Escritor diz que falará com advogado antes de mais declarações

Procurado, o escritor disse ao UOL que iria se reunir com um advogado antes de dar mais declarações. Em sua página no Facebook, Botkay disse que "não aguentou", foi "brusco, agressivo e certeiro" e xingou o prefeito. Segundo Ana Maria Bonjour, esposa do escritor, ambos fizeram um boletim de ocorrência contra o prefeito.

De acordo com informações do delegado Orlando Zaccone, titular da 15ª DP (Gávea), o caso foi registrado como lesão corporal na madrugada deste domingo (26), e será investigado.

"Falei que pra ele que ele é um bosta. De repente ele veio pra cima e agrediu fisicamente. Soco na minha cara. Homens me segurando. Depois minha mulher, possessa pela covardia, foi para o ataque. Está com os joelhos sangrando. [...] Fomos na polícia. Fomos no centro, IML, dar parte. [...] A maior humilhação do mundo é levar soco na cara do homem menos homem que já ouvi falar. E ele não dá direito de retorno", escreveu Botkay em sua página pessoal.

Filho de João Bosco testemunhou o incidente e usou Facebook para falar sobre o assunto

Na mesa com Paes, estava o também escritor Francisco Bosco, filho do cantor João Bosco. Também pelo Facebook, ele contou que Botkay e a esposa ficaram em pé, ao lado da mesa do prefeito, xingando Paes e as pessoas que estavam com ele no restaurante.

" Temendo que a situação se agravasse, me levantei para conversar com Botkay. Segundos depois vi, para minha perplexidade, o prefeito agredindo Botikay, fisicamente. De minha parte, só o que fiz foi separar. Em seguida fui conversar com Botkay, em solidariedade à agressão que ele sofreu, com a qual eu não compactuo, nem compactuei. Não voltei pra mesa com o prefeito, não estabeleci cumplicidade com esse ato, que acho lamentável", disse Bosco em sua página na rede social. "Entretanto, acho lamentável também toda a postura de Botkay e Ana Maria [esposa de Botkay]", afirmou.

"Não acho politicamente aceitável que um homem público seja verbalmente agredido, e com insistência, enquanto exerce a dimensão privada de sua vida. [...] Ele foi democraticamente eleito, com ideias de que discordo amplamente, mas que têm legitimidade. e quando não tiverem, devem ser questionadas no espaço público; do contrário, o próprio questionamento perde sua legitimidade, como ocorreu", disse Bosco.

Procurado pelo UOL para comentar o incidente, Bosco afirmou que a nota no Facebook expressa tudo que ele tinha a declarar sobre o assunto, e não falará mais.