Topo

Blitz no Rio lacra empresa por adulteração de combustível em bairro onde galpão pegou fogo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

28/05/2013 14h46

Uma blitz da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro na região do Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde um depósito de combustíveis foi destruído por um grande incêndio na última semana, lacrou uma empresa clandestina que adultera combustíveis e interditou uma distribuidora com irregularidades.

Onze depósitos já foram vistoriados

Até o início da tarde desta terça-feira (28), 11 empresas foram vistoriadas. O bairro fica nas proximidades da Reduc (Refinaria de Duque de Caxias).

O depósito lacrado nesta terça usava um lava-rápido como fachada, e os agentes tiveram de pular muros para entrar no local. Não havia ninguém na empresa, e por isso não há detenções.

De acordo com o chefe da Cicca (Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais), coronel José Padrone, caminhões com combustíveis saíam da Reduc, passavam no local e adulteravam o combustível. O nome da empresa não foi identificado.

No caso da empresa interditada, a Manguinhos Distribuidora, os agentes encontraram vazamentos em tubulações de álcool. A empresa terá de se readequar para ser reaberta, informou Padrone. "Também vamos informar a ANP [Agência Nacional o Petróleo] sobre o que encontrarmos na região", disse o chefe.

Outras três empresas foram notificadas pela blitz para regularizarem inadequações sanitárias e terão 15 dias para os reparos.

Levantamento da Cicca identificou de 20 a 30 galpões clandestinos utilizados para armazenamento de combustíveis em uma área de cerca de 20 km² situada na região da empresa atingida pelo incêndio.

Após o incêndio, a secretaria e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) formaram um grupo de trabalho em conjunto com a Prefeitura de Duque de Caxias para identificar e cassar todas as licenças irregulares de depósitos de combustíveis.

Incêndio em Duque de Caxias (RJ) é controlado

Na segunda-feira (27), a prefeitura de Caxias pediu que os moradores da região denunciem esses depósitos irregulares. As denúncias devem ser feitas pelo telefone (21) 2773-6200, com anonimato garantido pela prefeitura. A denúncia também poderá ser feita por carta anônima endereçada ao gabinete do prefeito (Alameda Dona Esmeralda, 206, Jardim Primavera).

Incêndio

As chamas do incêndio que começou nos reservatórios de combustível da Petrogold atingiram os quarteirões no entorno da empresa. Um funcionário morreu e outras sete pessoas ficaram feridas.

O incêndio levou quase 24 horas para ser totalmente apagado, e a Defesa Civil chegou a isolar uma área de 200 metros no entorno para evitar riscos à população. A região já foi liberada. Ao menos 20 imóveis foram afetados.