Topo

Dentista corre risco de morte, diz Santa Casa de São José dos Campos (SP)

Janaina Garcia

Do UOL, em São José dos Campos (SP)

28/05/2013 15h53Atualizada em 28/05/2013 16h53

É grave, com risco de morte, o quadro clínico do dentista Alexandre Peçanha Gaddy, 41, queimado em uma tentativa de assalto na noite desta segunda-feira (27) no consultório em que atendia, em São José dos Campos (97 km de São Paulo).

Gaddy foi transferido no final da manhã desta terça (28) à ala de queimados da Santa Casa da cidade, onde está internado e sedado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com o diretor clínico da Santa Casa, José Roberto Tavares, o paciente chegou em estado de choque, com desidratação profunda e queimaduras graves em 60% do corpo. Segundo o médico, apenas as pernas do dentista foram preservadas do fogo --rosto, braços, tórax e pescoço, por exemplo, foram atingidos.

“Ele precisa de uma reposição de líquidos grande, pois, em geral, ocorre uma desidratação profunda nas primeiras horas. Está sedado, pois tem uma queimadura extensa e de grave proporção, e precisa ter a pressão e o metabolismo restabelecidos --pela extensão da lesão, o paciente já apresenta quadro de insuficiência renal”, explicou o diretor.

Raio X de São José dos Campos

População:629.921
Área:1.099,409 km²
Gentílico:Joseense
  • Fonte: Censo 2010, IBGE

Conforme Tavares, as queimaduras são de terceiro grau e colocam Gaddy em risco, uma vez que esse tipo de lesão torna o paciente, explicou, mais suscetível a infecções.

“Não tem prazo para ele ficar internado; é muito dolorosa a situação do paciente, por isso a sedação”, comentou.

Último leito

O dentista chegou a ser atendido em um pronto-socorro municipal logo após o crime. Só conseguiu a vaga na Santa Casa, disse um dos responsáveis pela instituição, Benjamin Bueno, “porque um paciente saiu hoje cedo e liberou um leito da UTI”. “Estamos lotados, e nosso prejuízo mensal tem sido da ordem de R$ 180 mil”, disse.

A Santa Casa tem convênios com o poder público. Das 12 vagas da ala de queimados, hoje à tarde, todas estavam ocupadas. Os pacientes são oriundos do Vale do Paraíba e do Sul de Minas Gerais.