Topo

Helicóptero tomba ao pousar no Ceará; um passageiro tem a perna amputada

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

30/05/2013 14h30Atualizada em 30/05/2013 17h59

Um helicóptero que transportava seis pessoas tombou em Guaramiranga (94 km de Fortaleza), por volta de meio-dia desta quinta-feira (30), quando pousava em um heliponto. Das seis pessoas --cinco passageiros e o piloto-- que estavam no helicóptero, três tiveram ferimentos leves e um homem teve a perna amputada. Eles foram levados para o IJF (Instituto Dr. José Frota), em Fortaleza.

No acidente, o empresário e engenheiro José Carlos Pontes, presidente do grupo Marquise, estava saindo do helicóptero quando a aeronave foi atingida por uma rajada de vento e tombou, a hélice do aparelho o atingiu e ele teve a perna decepada. O estado de saúde dele é grave, porém, de acordo com a nota do grupo Marquise, o empresário não corre risco de morrer. As demais vítimas tiveram ferimentos leves.

Segundo o Corpo de Bombeiros, estavam na aeronave a mulher do empresário, Denise Pontes, a mãe dela, Guiomar Marinho, o empresário Deib Otoch Jr, a mulher dele, Rafaela Silveira Otoch, além do piloto, que não teve o nome revelado. Os bombeiros informaram que o piloto é um major da PM (Polícia Militar) do Ceará.

Ainda nesta quinta-feira, Pontes vai se submeter a uma cirurgia reparadora na perna amputada. Ele recebeu os primeiros socorros no IJF, mas foi transferido para um hospital particular da capital cearense.

O transporte das vítimas para o hospital foi feito por equipes da aeronave pertencente a Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas).

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave tombou à esquerda e caiu durante o pouso no sítio Itagiba, zona rural de Guaramiranga, que é de propriedade do empresário. A causa do acidente será investigada, mas supõe-se que o helicóptero foi atingido por uma rajada de vento no momento em que pousava no sítio.

O CPI (Comando de Policiamento do Interior) está em Guaramiranga para preservar o local do acidente para possíveis perícias.

Leia a nota do grupo Marquise:

"O Grupo Marquise esclarece que, na manhã de hoje (30), o helicóptero que transportava o empresário José Carlos Pontes, controlador do grupo, tombou quando já se encontrava em solo, após o pouso, no município de Guaramiranga. Em decorrência do acidente, o empresário será submetido a uma cirurgia na perna, ainda nesta quinta-feira (30), mas não corre perigo de vida. Todos os demais ocupantes do helicóptero foram prontamente atendidos e também passam bem. Desde já, a família agradece a preocupação de toda a comunidade cearense".