Topo

Transexual é barrada em banheiro feminino e convidada a usar banheiro para deficientes em Fortaleza

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

05/06/2013 14h45

Duas transexuais foram barradas ao tentarem entrar no banheiro feminino do Pirata Bar, localizado na praia de Iracema, em Fortaleza, noite da última segunda-feira (3), durante uma festa que estava ocorrendo no local.

O episódio deixou constrangida a transexual Leila (nome fictício) e uma amiga dela, que foram “convidadas” a usarem o banheiro para deficientes ou o masculino ao se aproximarem da entrada do feminino.

Segundo Leila, ela e a amiga já haviam usando o banheiro feminino várias vezes naquela noite, sem nenhum problema, e foram surpreendidas pelos seguranças, que não as deixaram entrar no local.

Ela disse que foi a primeira vez que foi ao Pirata Bar e já havia usado banheiros femininos em shoppings, restaurantes e bares e nunca tinha passado por tal situação vexatória. Ela ainda contou que o segurança informou que recebeu a ordem de não deixá-las entrar no banheiro feminino porque eram “homens”.

“Argumentamos que não temos deficiência física e não iríamos usar o banheiro para deficientes. Aí ele pediu nossa identidade e disse que porque somos do sexo masculino deveríamos usar o banheiro dos homens. Todos os clientes começaram a olhar para a gente devido à situação que estava acontecendo”, disse Leila, que chamou a polícia e registrou um BO (Boletim de Ocorrência) no 2º Distrito Policial.

Leilainformou que vai processar judicialmente o estabelecimento devido ao constrangimento que ela e a amiga passaram. Para ela, os travestis não podem se “curvar” nestas situações preconceituosas .

“Fomos constrangidas em público por pura ignorância e preconceito. Não podemos nos calar diante de tal situação. Será que não merecemos ser tratadas com respeito e vistas como mulheres. É simples”, disse.

Outro lado

O Piratas Bar informou ao UOL que a cliente se apresentou com identidade masculina e que observou que outras clientes estavam ficando constrangidas por estarem com dois homens no mesmo banheiro.

Segundo a nota, a preocupação do estabelecimento é de proporcionar o bem estar de todos os clientes, por isso colocou à disposição o banheiro privativo. O Piratas informou ainda que já realizou festas GLS e apoia “o direito de liberdade para a felicidade de cada um”.

“Informamos também que para o bem estar desse cliente específico não foi pedido que use o WC masculino (como é pedido em outros estabelecimentos), já que nosso WC privativo oferece conforto e privacidade”, destacou o texto, reforçando que o estabelecimento tem “objetivo fazer com que todos os grupos, gêneros, estilos e gostos, possam conviver de maneira harmoniosa.”