Topo

Polícia resgata criança trancada em casa por mãe durante quatro dias no Rio

Segundo policiais, o menino estava sendo alimentado por vizinhos através da grade da janela da casa - Divulgação/DCAV
Segundo policiais, o menino estava sendo alimentado por vizinhos através da grade da janela da casa Imagem: Divulgação/DCAV

Paula Daibert

Do UOL, no Rio

06/06/2013 15h34Atualizada em 06/06/2013 17h57

Um menino de sete anos foi resgatado na última segunda-feira (3) depois de ser deixado pela mãe trancado durante quatro dias em casa, em Rio das Pedras, Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.

Em depoimento, Cleidiana Maria Cardiais da Silva, 33, disse que passou o feriado de Corpus Christi com a namorada e pagou R$ 50 para a vizinha Margarida Gonzada da Silva, 70, tomar conta de seu filho durante o período. A mãe viajou na quinta-feira (30), por volta de 12h30.

Segundo o delegado Marcello Maia, titular da DCAV (Delegacia da Criança e Adolescente Vítima), os policiais que resgataram o menino precisaram da ajuda de um chaveiro para abrir a porta e constataram que ele estava sendo alimentado por vizinhos através da grade da janela da casa. A denúncia foi recebida por e-mail pelo serviço Disque 100.

A vizinha disse ao delegado que informou a Cleidiana que não poderia ficar em tempo integral com o menino, já que teria que cuidar do neto de três anos. Segundo Margarida, a mãe não teria se importado, já que o menino ficaria trancado e “aguardaria apenas a alimentação, que era servida no almoço”, informou o delegado responsável pelo caso. 

As duas mulheres, que vão responder por abandono de incapaz e maus tratos, poderão pegar penas de até oito anos de prisão.

Em nota, a Polícia Civil informou que a criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar para que a guarda seja transferida oficialmente ao pai, Francisco Alves de Brito. Em depoimento, Brito disse estar separado da mulher e que gostaria de ter a guarda do menino.

Cleidiana é garçonete e trabalha de sexta a domingo, de 0h a 6h, motivo pelo qual também deixaria seus filhos sozinhos durante algumas noites, segundo ela.  

O delegado informou que além da mãe, pai e vizinha, os dois policiais que fizeram o resgate deram seu depoimento, outros vizinhos serão ouvidos na sexta-feira (7) e o menino será recebido por um psicólogo na quarta-feira (12).