Topo

Macacos invadem zoológico e libertam 'colegas' no Paraná

Macacos-pregos são bagunceiros, curiosos, adoram se exibir para o público e podem viver até 40 anos - Monalisa Lins/BOL
Macacos-pregos são bagunceiros, curiosos, adoram se exibir para o público e podem viver até 40 anos Imagem: Monalisa Lins/BOL

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

10/06/2013 16h22

Um bando de macacos-pregos que vivem no bosque do Lago Municipal de Cascavel (499 km de Curitiba) invadiu o zoológico da cidade e “libertou” do cativeiro quatro animais da mesma espécie. O caso ocorreu na última sexta-feira (7).

A invasão do zoológico pelos macacos que vivem no Lago Municipal (os dois parques compartilham a mesma área) já ocorreu outras vezes.

“Provavelmente, eles vieram em busca de comida, e por isso depredaram alguns recintos. O rombo que abriram na tela de arame que cobre a área dos macacos-prego foi grande o suficiente para que os animais fugissem”, afirmou a veterinária.

Nesta segunda (10), todos os macacos fugitivos já haviam sido recapturados, mas o zoo amanheceu fechado. O motivo – um dos macacos-prego do bando invasor mordeu uma criança no domingo.

“Foi uma mordida profunda na mão. A criança foi levada ao hospital, precisou levar três pontos para fechar a ferida, tomou soro antirrábico e irá receber vacinas contra a raiva”, disse a médica-veterinária do zoo, Gládis Dalmina.

O zoológico permanecerá fechado até que o macaco que atacou a criança – identificado pelos funcionários do parque como o maior do bando invasor – seja capturado. “Vamos ter de observar o comportamento desse animal por alguns dias para descartar que ele tenha raiva”, disse Gládis.

Macacos-pregos são animais comuns em boa parte da América do Sul. De porte médio, pesam de 1 kg a 4,8 kg e chegam a meio metro de comprimento.