Topo

PM diz que vai policiar trajeto onde engenheiro foi baleado no Rio na Copa das Confederações

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

10/06/2013 13h23

A Polícia Militar anunciou nesta segunda-feira (10) que vai implantar um esquema especial de segurança no trajeto entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, e a avenida Brasil, uma das principais vias de acesso ao Rio de Janeiro, durante a Copa das Confederações.

Este era o trajeto percorrido no último sábado (8) pelo engenheiro Gil Augusto Gomes Barbosa, 53, antes de ser baleado na cabeça por entrar na comunidade Vila do João, no Complexo da Maré, zona norte. O engenheiro seguia para o aeroporto quando sua mulher ligou avisando que havia pegado um táxi. Ele procurou um retorno e acabou entrando por engano na favela. 

Segundo a PM, o esquema já estava previsto para a competição e deve garantir a segurança dos visitantes que chegarem à cidade. A corporação informou também que o Comando de Operações Especiais já realizou 15 operações na Maré de janeiro a maio deste ano para buscar armas, drogas e criminosos. 

"O 22ºBPM (Maré) localizado próximo à Comunidade Nova Holanda, mantém rondas ostensivas no local. No entanto, operações na comunidade só acontecem depois de planejamento, para evitar que inocentes sejam feridos", informou a PM, em nota.

O Complexo da Maré está no cronograma das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e deve ser a próxima a receber o reforço de policiamento.

Violência

Às vésperas de grandes eventos como a Copa das Confederações --que começa no prócimo sábado (15)-- e a visita do papa Francisco ao Rio --entre 23 e 28 de julho--, a cidade é palco de episódios violentos tanto em regiões que já receberam UPP quando em locais onde ainda sequer há previsão de instalação das unidades policiais.

Também no último sábado, o motorista de van Rodrigo César da Conceição, da cooperativa Rio da Prata, foi morto quando tomava um lanche em um bar próximo ao ponto final da linha "Cosmos x Cascadura", em Cosmos, na zona oeste, bairro onde também morava. De acordo com trabalhadores da cooperativa, Rodrigo foi vítima de uma ação criminosa da milícia intitulada "Liga da Justiça", que domina os bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Sepetiba e que pretende controlar o transporte alternativo dessa região.

No dia 31 de maio, o turista alemão Frank Daniel Baijaim, 25,  foi baleado durante visita à favela da Rocinha, na zona sul do Rio. De acordo com a assessoria da UPP local, um morador encontrou o turista caído no chão. A comunidade foi ocupada por policiais em novembro de 2011. A instalação da UPP na favela se deu em setembro de 2012.