Topo

Após depredação, linha 9 da CPTM volta a operar apenas nesta quarta-feira

Do UOL, em São Paulo

18/06/2013 19h42Atualizada em 18/06/2013 22h48

A operação da linha 9 - Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga as estações Osasco a Grajaú, foi paralisada por volta das 18h50 desta terça-feira (18), após depredação de trens em São Paulo. As atividades voltam ao normal apenas amanhã, a partir das 4h. 

A medida, segundo a CPTM, foi tomada como garantia à segurança dos passageiros. A operação Paese foi acionada para atender aos usuários que estão nas estações. Isso significa que eles serão transportados por ônibus, que vão percorrer o trajeto feito pelo trem.

Os problemas, como informou a companhia, começaram às 16h40, quando um trem que trafegava sentido Grajaú apresentou uma falha na estação Morumbi. Os usuários não aguardaram o restabelecimento do sistema e acionaram o botão de emergência, descendo na via.

Às 17h20, o trem foi removido, mas, como havia muitos usuários andando nos trilhos, a circulação de trens passou a ser feita com velocidade reduzida. Com os trens mais lentos e as estações mais lotadas, alguns usuários começaram a depredar as composições.

No Twitter, usuários da linha reclamam da falta de informações e dizem também que os problemas na Linha 9 já estão causando mais lentidão na Linha 8-Diamante, que liga a estação Júlio Prestes à Itapevi. Cecília Fujita, 31, disse ao UOL que faltavam ônibus para atender os usuários e relatou que algumas pessoas esperavam pelos transportes por mais de duas horas. A informação não foi confirmada pela CPTM. (* Com informações da Agência Brasil)