Topo

Protestos levam 30 mil às ruas de São José dos Campos e fecham as duas pistas da via Dutra

Elaine Rodrigues

Do UOL, em São José dos Campos

20/06/2013 21h33

Cerca de 30 mil pessoas participam nesse momento de um protesto que parou a via Dutra em São José dos Campos, (90km de São Paulo). O bloqueio feito com fogueiras de pneus acontece no km 149, em ambos os sentidos.

De acordo com a concessionária Nova Dutra que administra a rodovia, o bloqueio de 3 km partindo do km 149 sentido Rio, já causa mais de sete km de congestionamentos em ambas as pistas.

De acordo com a Policia Militar, apesar da interdição da rodovia, não houve conflitos, até o momento.

Apesar das liderança da manifestação ter afirmado que o protesto seria encerrado às 21 horas, não param de chegar pessoas de outras partes da cidade e ate grupos de manifestantes de cidades vizinhas chegam para integrar o manifesto.

No caminho, parados no congestionamento, alguns motoristas apoiam o protesto.

Antonio Marcos Machado Silva, 29 anos, transporta uma carga de carne desde Foz do Iguaçu (PR), com destino ao Rio de Janeiro, esta já é a segunda manifestação que encontra no caminho "Eu apoio, e me sinto orgulhoso de fazer parte desse momento do nosso povo“, afirmou o caminhoneiro.

Na manha desta quinta (20), o Secretário de Transportes de São José dos Campos, Wagner Balieiro, se antecipou e anunciou a redução da tarifa da passagem de R$ 3,20 para R$3,00. 

Contudo os protestos seguem, e entre os cartazes levados pelos manifestantes, há mensagens que pedem o fim da PEC 37, o fim da corrupção, o passe livre, entre outas reivindicações em áreas como saúde e educação.