Topo

Protesto contra PEC 37 fecha comércio na zona oeste do Rio; PM envia "caveirão" a Bangu

Do UOL, no Rio

22/06/2013 17h10

Uma manifestação contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público, levou comerciantes de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, a fecharem as portas na tarde deste sábado (22).

A Polícia Militar reforçou a segurança no local com um veículo blindado, o "caveirão" da PM, mas não divulgou o efetivo empregado. A imagem do veículo estacionado foi divulgada em redes sociais, porém a assessoria da corporação afirma que os agentes da Tropa de Choque e do Bope (Batalhão de Operações Especiais) estão aquartelados.

O protesto, acompanhado por homens do 14º BPM (Bangu), segue pacífico até o momento. Segundo informações da rádio "CBN", aproximadamente 200 pessoas participam do ato. No Facebook,  1.179 pessoas haviam confirmado presença na página do evento.

Ao UOL, a assessoria da PM afirmou não estar mais contabilizando o número de manifestantes na recente onda de protestos contra a PEC 37, o aumento da tarifa de ônibus na cidade, a corrupção na política, entre outras causas. O motivo não foi esclarecido.

Com receio quanto a possíveis atos de vandalismo, o Bangu Shopping --situado em frente ao calçadão ocupado pelo manifestantes-- encerrou o expediente mais cedo neste sábado. Os estabelecimentos comerciais situados no entorno também estão fechados. Alguns estão vedados com tapumes.

O dia também é protestos no Leblon, na zona sul da cidade, onde manifestantes acampam desde o fim da tarde de sexta-feira (21) em frente à casa do governador do Estado, Sérgio Cabral. Pacificamente, o grupo cobra do político explicações sobre os gastos públicos com a reforma do Maracanã e outras obras da Copa do Mundo de 2014.

Também há passeatas previstas na Barra da Tijuca, na zona oeste, em frente à Cidades das Artes, às 16h; e na porta da residência oficial do governador do Estado, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul, também às 16h.

Shopping fechará na zona sul

Manifestantes são convocados por redes sociais para uma nova manifestação em Copacabana, na zona sul do Rio, neste domingo (23). Com isso, o shopping Rio Sul, localizado em Botafogo, bairro vizinho, informou que não abrirá as portas no dia do ato, segundo informações da Folha.

Neste sábado (22), funcionários do Rio Sul distribuem panfletos aos clientes, desde cedo, com o aviso de que cancelou o funcionamento neste domingo por conta da manifestação programada em Copacabana. O site do shopping emite o mesmo alerta.

"Tal precaução se justifica em razão dos últimos acontecimentos a fim de evitar possíveis danos ao patrimônio e preservar a integridade física dos funcionários e clientes do shopping", diz aviso, assinado pelo superintendente geral Márcio Werner.

Na sexta-feira (21), o Barra Shopping, o Village Mall e o New York City Center fecharam as portas mais cedo, às 14h, por causa da manifestação prevista para acontecer na Barra da Tijuca (zona oeste). Durante o protesto, vândalos invadiram e saquearam duas concessionárias na região. De acordo com o gerente de vendas Almir Mota, 45 carros foram depredados.

Os shoppings Leblon e Rio Design Leblon também fecharam na sexta-feira por conta de outras manifestações em Ipanema e no Leblon, zona sul. Alguns manifestantes permaneciam acampados em frente à casa do governador Sérgio Cabral (PMDB) neste sábado.

OS PROTESTOS EM IMAGENS (Clique na foto para ampliar)

  • Manifestante tenta invadir a sede da Prefeitura de São Paulo, na região central da cidade

  • Carro de TV Record é incendiado em frente à Prefeitura de São Paulo durante protestos

  • Manifestante corre ao lado de estabelecimento comercial em chamas no centro de São Paulo

  • PM espirra spray de pimenta em manifestante durante protesto no Rio

  • Em Brasília, manifestantes conseguiram invadir a área externa do Congresso Nacional

  • Milhares de manifestantes tomam a avenida Faria Lima, em SP

  • Após protesto calmo em SP, grupo tenta invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo

  • Manifestantes tentam invadir o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio

  • Um carro que estava estacionado em uma rua do centro do Rio foi virado e incendiado

  • Cláudia Romualdo, comandante do policiamento de Belo Horizonte, posa com manifestantes