Topo

Rio terá exposição de obras de Da Vinci e Michelangelo durante visita do papa

Do UOL, no Rio

24/06/2013 17h40

Mais de 120 pontos da cidade do Rio de Janeiro receberão atividades culturais vinculadas à Jornada Mundial da Juventude, entre os quais o Museu Nacional de Belas Artes, onde serão expostas obras originais do Museu do Vaticano. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (24) pelo gerente do setor de Eventos Culturais da JMJ, Gustavo Ribeiro. O evento católico que terá a visita do papa Francisco será realizado entre os dias 23 e 28 de julho.

"Pessoas que talvez jamais tenham chance de ir à Itália poderão ver trabalhos de Leonardo Da Vinci e Michelangelo em sua própria cidade. Além do legado cultural, acreditamos que um legado estrutural será deixado em muitos desses lugares, que precisam ser preparados para receber tantos turistas”, afirmou Ribeiro, que compareceu a uma audiência pública da Comissão de Cultura da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

"Receber dois milhões de jovens é uma grande oportunidade para o País. Além de vir pela peregrinação religiosa, eles vêm também pelo turismo. Queremos que as pessoas voltem”, declarou o presidente da comissão, deputado Robson Leite (PT), que propôs ao representante do comitê da JMJ a formatação de um conjunto de ações que possam ser demandadas ao poder público para absorver o contingente de pessoas na cidade.

SEGURANÇA DO PAPA

  • Gregorio Borgia/AP

    Mais de 60 policiais estarão envolvidos na segurança pessoal do papa Francisco durante a agenda da JMJ. Entre os agentes selecionados, uma equipe de 15 a 25 policiais se revezará na segurança aproximada

Para auxiliar estatisticamente a tarefa, Ribeiro forneceu dados provenientes da última jornada, que ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha. Segundo ele, 36% das pessoas presentes nas atividades propostas eram turistas, que gastaram cerca de 172 milhões de euros na cidade (aproximadamente R$ 503 milhões).

No país inteiro, a arrecadação foi de 368 milhões de euros (aproximadamente R$ 1 bilhão). Ele enfatizou que 78% desses peregrinos jamais haviam ido à Espanha, e 98% deles responderam que pretendem voltar. “Em Madri, o lucro do estado superou muito seus gastos”, completou Ribeiro.

“O Pavilhão 4 do Riocentro terá exposições, atividades e apresentações musicais que enfatizem também a diversidade religiosa, característica importante do País. Jovens evangélicos, e de outras religiões, dividirão espaço com os católicos. A marca desse novo século, e do próprio papa Francisco I, é o diálogo”, disse o representante da Comunidade Canção Nova, Izaías Carneiro. “Os turistas, portanto, não serão apenas católicos”, completou o religioso.

De acordo com o ferente de Eventos Culturais da JMJ, serão mobilizados cerca de 500 voluntários para produzir um roteiro de visita por 32 igrejas no Rio e em Niterói, na região metropolitana. Ingressos antecipados para o bondinho do Pão de Açúcar já estão sendo vendidos e sete trilhas ecológicas estão sendo elaboradas pela União dos Escoteiros do Brasil.

"Será um grande festival, não apenas religioso, mas cultural”, finalizou.