Topo

Taxistas ocupam ruas da zona sul do Rio em protesto contra bloqueio a novas licenças

ERBS JR./Frame/Estadão Conteúdo
Imagem: ERBS JR./Frame/Estadão Conteúdo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

24/06/2013 10h32

Uma manifestação de cerca de 50 taxistas ocupou desde as 6h da manhã desta segunda-feira (24) vias da zona sul do Rio. O protesto saiu do aeroporto Santos Dumont, no Aterro do Flamengo, em direção a Copacabana.

Por volta das 9h30, toda a rua Barata Ribeiro, uma das principais de Copacabana, estava totalmente parada, com o grupo concentrado na altura da rua Miguel Lemos. Às 10h, os taxistas foram para a avenida Atlântica, no sentido Leme, e ocuparam uma faixa da via. O trânsito na avenida estava lento.

A carreata é um protesto contra uma liminar (decisão provisória) da Justiça que bloqueia a licença de 3.000 taxistas e impede a inclusão de novos motoristas e de auxiliares. A categoria tenta reverter a decisão desde o início do ano. Além de impedir novas licenças, a liminar também impede de trabalhar taxistas com mais de 20 pontos na carteira de habilitação.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, os congestionamentos como reflexo do protesto se estendiam pelo túnel Novo até a enseada de Botafogo, no sentido Copacabana. O túnel Rebouças, nos dois sentidos, também apresentava lentidão. A opção para quem pretende seguir para o sentido Lagoa pode ser a rua São Clemente.

As faixas BRS (exclusivas de táxis ocupados e ônibus) da rua Barata Ribeiro foram liberadas para o tráfego de veículos comuns enquanto durar a manifestação.