Topo

Manifestantes se reúnem com presidentes da Câmara e do Senado

Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), recebe lideranças das manifestações para ouvir demandas   - José Cruz/ABr
Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), recebe lideranças das manifestações para ouvir demandas Imagem: José Cruz/ABr

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

26/06/2013 19h25Atualizada em 26/06/2013 20h56

Após se reunirem com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), manifestantes foram recebidos no início da noite pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Os manifestantes assistiram, nas galerias do Senado, à aprovação do projeto de lei que torna corrupção crime hediondo.

Segundo Georgiana Kalimeri, da Marcha do Vinagre, o grupo não representa todos os manifestantes, mas está "tentando organizar uma representatividade para ser trazido para cá (Congresso)".

Eles deixaram o Senado sem apresentar reivindicações, mas marcaram uma nova reunião com o chefe de gabinete de Renan para amanhã às 18h. Até lá, devem estudar uma pauta unificada de reivindicações.

Na Câmara, os manifestantes apresentaram duas pautas de reivindicações e saíram com uma promessa do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de trabalhar para "enterrar" o projeto conhecido como "cura gay"

O projeto foi aprovado na semana passada pela Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP). O projeto precisa passar ainda pelas comissões de Seguridade Social e Constituição e Justiça.

Os principais movimentos que foram ao Congresso são Movimento Juntos Brasil, Marcha do Vinagre, Ocupa Brasília, Triângulo Rosa e Assembleia Nacional dos Estudantes.

A manifestação de hoje na cidade ocorre num momento em que a presidente Dilma, o Congresso e a Justiça adotam uma agenda 'positiva' após manifestações que entre outras pautas pedem o combate à corrupção se espalharam pelo país.

Segundo a Polícia Militar, às 17h, havia 2.000 manifestantes.

Mapa dos protestos

  • Clique no mapa e veja onde aconteceram os principais protestos no Brasi até agora

Uma das pautas, de movimentos não identificados, tem os seguintes itens:

• Arquivamento imediato do PLS 728/11, que tipifica manifestações como atos terroristas durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo;

• Aprovação de projeto de lei que transforma corrupção em crime hediondo;

• Fim do voto secreto parlamentar (PEC 349/01). Essa PEC foi aprovada apenas pelos deputados em primeiro turno;

• Mais investimento em saúde, educação e segurança;

• CPI para investigar os gastos da Copa;

• Em favor do Estado laico efetivo e contra o Estatuto do Nascituro, a PEC 99/11 (igrejas podem propor ação de inconstitucionalidade) e o PDC 234/11 (que se refere ao tratamento da homossexualidade);

• Fim do foro privilegiado para autoridades;

• Melhorias imediatas no transporte público;

• Pelo voto facultativo; e

• Reforma política com participação popular.

Já os grupos Companhia Revolucionária Triângulo Rosa, Juntos, Movimento Honestinas, Anel, Domínio Público, Rompendo Amarras, que atuam na defesa dos direitos humanos, pelo Estado laico, a cidadania plena para LGBTs, mulheres, negros e indígenas, estão pedindo:

• O arquivamento do projeto do tratamento da homossexualidade (PDC 234/11); e

• A destituição do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, “por entender que a representação dos direitos humanos não deve ser realizada por um deputado que através de sua atuação pública fere os direitos humanos”.

Toda semana temos abacaxi pra descascar, diz Alves

(Com Agência Câmara)