Topo

Morre ciclista atropelado por ônibus na zona sul do Rio

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

04/07/2013 09h50Atualizada em 04/07/2013 12h37

O ciclista que foi atropelado na manhã desta quinta-feira (4) por um ônibus na avenida Augusto Severo, próximo à praça Paris, na Glória, zona sul do Rio de Janeiro, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Jeferson Fonseca Damasceno, 18, foi atingido por volta das 6h30 pelo coletivo que fazia a linha 178 (São Conrado-Rodoviária). A secretaria não soube informar o horário do óbito.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, militares do quartel do Catete, também na zona sul, foram acionados e socorreram o ciclista. O atropelamento está sendo investigado pelo distrito policial do Catete (9ª DP). Segundo a Polícia Civil, o motorista do ônibus, que não teve o nome divulgado, prestava depoimento na delegacia por volta das 10h30.

O local do acidente foi periciado e os policiais civis vão requisitar as imagens de câmeras situadas nas proximidades de onde ocorreu o atropelamento. Os agentes também procuram testemunhas que possam ajudar nas investigações.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a via onde ocorreu o acidente foi interditada às 7h37 por agentes da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio) e da Guarda Municipal. O trânsito ficou intenso na região e foi desviado da Augusto Severo para a avenida Beira-Mar. Às 9h52, o centro informou que trecho havia sido liberado.

Segundo testemunhas, o ciclista saiu de uma rua transversal sem olhar e o motorista do ônibus não teve tempo de frear. A perna da vítima ficou presa na roda do ônibus, e ele foi arrastado por cerca de 200 metros.

Histórico

A morte de Jeferson é pelo menos a quinta envolvendo ciclistas e ônibus da cidade em pouco mais de três meses.

No dia 9 de maio, Marco Aurélio dos Santos, 19, morreu depois de ser atingido por um coletivo em Pilares, na zona norte do Rio. O acidente ocorreu na avenida Dom Helder Câmara, próximo ao viaduto de Pilares. Segundo o delegado Hércules do Nascimento, responsável pelas investigações do caso, a bicicleta da vítima estava sem freios na hora da colisão.

Um dia antes, no dia 8 de maio, um adolescente de 13 anos morreu ao ser atropelado por um ônibus na pista lateral da avenida das Américas, altura da avenida Salvador Allende, sentido Barra da Tijuca.

No dia 30 de abril, o dentista e triatleta Pedro Nikolay, 31, morreu após ser atingido por um ônibus da linha 433 (Vila Isabel – Leblon) enquanto andava de bicicleta com outros 20 ciclistas na orla de Ipanema.

No dia 1º de abril, a diretora de televisão Gisela Matta, de 36 anos, também morreu no hospital após ser atropelada por um ônibus no Rio. Ela passeava de bicicleta na noite anterior, quando foi atingida por um coletivo da Transportes Futuro, na esquina das avenidas General San Martin e Bartolomeu Mitre, no Leblon, zona sul.