Topo

Fiéis levarão estátua de 8 m de frei Galvão para papa abençoar em Aparecida (SP)

A estátua, que atualmente se encontra em uma praça de Guaratinguetá, será abençoada pelo papa - Divulgação/Secretaria de Turismo de São Paulo
A estátua, que atualmente se encontra em uma praça de Guaratinguetá, será abençoada pelo papa Imagem: Divulgação/Secretaria de Turismo de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

05/07/2013 13h05

O papa Francisco deverá abençoar uma estátua de oito metros de altura de frei Galvão durante sua visita a Aparecida (168 km da capital paulista), em 24 de julho. A imagem está em Guaratinguetá  (175 km de São Paulo) e deverá fazer o percurso de pouco mais de 6 km até o Seminário Bom Jesus, onde o pontífice vai almoçar, na carreta de um caminhão.

Antônio de Sant'Anna Galvão, o frei Galvão, nasceu em Guaratinguetá em 1739 e é o primeiro santo brasileiro, canonizado em 2007 pelo então papa Bento 16.

Posteriormente a estátua abençoada será levada de volta para a Arquidiocese de Guaratinguetá, onde fica até que o santuário em homenagem ao santo seja construído, o que segundo representantes da cúria deve ocorrer em outubro.

A visita do papa ao país faz parte da 26ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

Segurança

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno, disse no dia 10 de junho que a segurança do papa Francisco vai envolver Exército Brasileiro e polícias Militar, Federal, Rodoviária e do Vaticano durante sua visita à cidade.

Acompanhado do bispo auxiliar, dom Darci Nicioli, e do reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Domingos Sávio, dom Damasceno informou que os portões da Basílica serão fechados um dia antes da chegada do papa "para uma varredura em todo o complexo do Santuário".

Cerca de 200 mil pessoas são esperadas para o dia da visita. Dom Darci confirmou um expressivo contingente de pessoas que cuidarão da proteção do papa Francisco. "Haverá segurança para o papa e para todos os fiéis que estiverem aqui. Queremos que todos possam ter acesso ao Santo Padre, na missa ou durante seu percurso na cidade", disse.