Topo

MetrôRio inicia venda de bilhetes especiais para eventos com o papa Francisco

Do UOL, no Rio

08/07/2013 06h00

A concessionária MetrôRio inicia na próxima segunda-feira (8) a venda de bilhetes especiais para os dois eventos da Jornada Mundial da Juventude na orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, que contarão com a presença do papa Francisco. Os cartões valem para a Festa de Acolhida dos Jovens, no dia 25 de julho, e a Via Crucis, no dia 26.

A tarifa será a habitual: R$ 3,20 para os cartões unitérios e R$ 6,40 para os cartões de ida e volta, à semelhança do esquema montado para o transporte no Réveillon. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões. O bilhete especial será a única alternativa para que os fiéis cheguem a Copacabana, uma vez que, nos dias dos eventos, nenhum outro cartão será aceito.

De acordo com o MetrôRio, a comercialização dos cartões acontecerá diariamente, até o dia 17 de julho, entre 9h e 21h, nas bilheterias das estações Pavuna, Del Castilho, Maracanã, Saens Peña, Praça Onze, Central, Carioca, Glória, Flamengo, Botafogo e Siqueira Campos.

Entre os dias 18 e 24 de julho, o cartão será comercializado somente nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória. Nos dias dos eventos em Copacabana, o esquema operacional preparado para a JMJ funcionará entre 12h e 5h.

A concessionária vai disponibilizar 232 mil cartões a cada dia, sendo 171 mil cartões de ida e volta, 29,3 mil de ida e 31,4 mil de volta. Para a viagem de ida, os usuários terão à sua escolha sete faixas de horário (entre 12h e 19h). A volta acontecerá sem horário marcado, entre 19h e 5h, mas também será com cartão pré-adquirido.

Os passageiros com direito a gratuidade (pessoas com deficiência e maiores de 65 anos) terão à disposição 13 mil bilhetes especiais. Serão 7.000 para a ida (divididos pelas faixas de horário) e 6.000 para as viagens de volta. O passageiro deverá comparecer a uma das bilheterias especiais e comprovar que faz jus ao direito.