Topo

Antes de evento católico, artistas cobrem bumbum de esculturas de areia no Rio

Do UOL, no Rio

17/07/2013 14h21

Os artistas da praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, decidiram abandonar temporariamente as esculturas de mulheres usando apenas pequenos biquínis. Por conta da Jornada Mundial da Juventude, eles decidiram fazer esculturas mais discretas, com as partes íntimas das mulheres cobertas por saias.

Veja abaixo uma imagem de 2006 e outra desta quarta-feira (27).

  • Hudson Pontes/Agência O Globo - 12.nov.2006

  • Julio Cesar Guimarães/UOL - 17.jul.2013

Em homenagem à visita do papa Francisco, os artistas criaram esculturas do sumo pontífice, sendo em um trono, e das construções do Vaticano, além de outros motivos religiosos.

Agenda do papa

O pontífice deve chegar a Varginha na manhã de quinta-feira (25) em um carro fechado e descaracterizado, deve descer em uma capela no interior da favela e, em seguida, deve caminhar por cerca de cem metros até um campo de futebol.

Blog do Mário Magalhães

Comportamento franciscano do papa contrasta com escândalos da Igreja no Rio: apartamento de luxo, móveis de rico, carrões e flagra com dinheiro escondido

Antes de prosseguir em sua agenda, ele deve fazer um pronunciamento e ser recebido por uma família da comunidade. Varginha foi uma sugestão da pastoral das favelas --outras comunidades também foram recomendadas, tais como Jacarezinho e Mandela, na zona norte. A escolha contou com o aval da Polícia Federal e a aprovação do secretário do Vaticano para viagens internacionais, Alberto Gasbarri.

O papa Francisco chega ao Rio de Janeiro no dia 22 de julho, às 16h, e será recebido pela presidente Dilma Rousseff, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes e por representantes da igreja e autoridades no aeroporto internacional do Galeão.

Francisco deixa o aeroporto de papamóvel e vai ao Palácio Guanabara, onde haverá uma recepção para autoridades, seguida por uma reunião privada entre o papa e a presidente.

Depois, ele se dirige à Residência Assunção, no alto da estrada do Sumaré, que já hospedou João Paulo 2º duas vezes. Durante a estada no Rio o papa ficará hospedado no local.

No dia 23, o pontífice terá agenda privada, e em 24 de julho vai de helicóptero até a cidade de Aparecida (SP), onde celebra missa no Santuário Nacional. Ele retorna ao Rio de Janeiro no final do dia e visita o hospital São Francisco de Assis, que se dedica à recuperação de dependentes da droga e do álcool.

No dia 25, Francisco celebrará missa privada na Residência do Sumaré e depois vai até o Palácio da Cidade, onde recebe as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes. Em seguida ele visita a comunidade de Varginha/Manguinhos.

Durante a tarde, o papa se dirige à praia de Copacabana, onde acontece a Festa da Acolhida, com jovens participantes da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). 

No dia 26, ele vai até a Quinta da Boa Vista, onde irá confessar cinco jovens provenientes de todos os continentes. Depois, o pontífice se encontra com o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, em sua residência oficial. Lá, o papa irá se encontrar reservadamente com cinco jovens detentos.

À tarde, Francisco reza o Angelus e se encontra com membros do comitê organizador da Jornada e seus patrocinadores. No fim do dia, ele visita novamente a praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens.

No sábado (27), o papa reza missa na catedral da cidade e depois se encontra com diplomatas, políticos e artistas no Theatro Municipal.

No dia 28, o pontífice sobrevoa de helicóptero o Cristo Redentor. Depois, ele celebra missa em Guaratiba com os jovens da Jornada, evento que contará com a presença da presidente Dilma. No final do dia, será anunciado o local onde ocorrerá a próxima Jornada, em 2015. Durante a tarde, o papa se encontra com a coordenação do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano), composto por 45 bispos.

No dia 29, Francisco vai ao Rio Centro, onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. Às 18h30, será realizada uma cerimônia de despedida no aeroporto Galeão, e o papa retorna a Roma.