Topo

Frio deve bater recorde no Centro-Oeste e Sul do país

Pessoa se protege do frio em Urupema (SC), onde a previsão é de mínima de 2°C e máxima de 12º - Charles Guerra/Agência RBS
Pessoa se protege do frio em Urupema (SC), onde a previsão é de mínima de 2°C e máxima de 12º Imagem: Charles Guerra/Agência RBS

Heloisa Cristaldo

Da Agência Brasil

21/07/2013 15h32

Brasília – Uma intensa onda de frio está prevista para o início desta semana em toda a região Centro-Oeste, com potencial para causar queda acentuada de temperatura. De acordo com estimativas do Climatempo, o frio deve bater recordes.

O ar polar começa a atingir Mato Grosso do Sul na tarde deste domingo (21). O vento de moderado a forte na tarde e noite do domingo vai aumentar a sensação do frio. Na terça-feira (23), o ar polar se espalha sobre o Centro-Oeste e causa queda da temperatura em Brasília e no norte de Mato Grosso.

A massa de ar polar vai atuar com força sobre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, devendo causar geada. A previsão é que a geada ocorra nos dias 23 e 24 de julho. A partir do dia 25 de julho, a temperatura terá rápida elevação, com o afastamento do ar polar intenso.

Na região Sudeste, a tendência é temperatura amena, com sol entre nebulosidade variável no leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.

Já em São Paulo, a previsão é frio e seca para os próximos dias. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde, a cidade poderá ter períodos em situação de atenção, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30%.

Na região Sul, a situação é a de alerta para chuva, ventos fortes e acentuada queda da temperatura. As rajadas de vento podem superar os 100 quilômetros por hora. Há possibilidade de nevar entre a noite deste domingo e a noite de segunda-feira.

De acordo com estimativas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a região Norte terá pancadas de chuva isoladas, com predomínio de sol e temperatura estável.

No Nordeste, previsão de chuva no litoral. As demais áreas da região devem ter sol entre nebulosidade variável, com a temperatura também estável.