Topo

Trânsito: Av. Sapopemba, na zona leste de SP, recebe faixa exclusiva de ônibus

Do UOL, em São Paulo

28/07/2013 06h00

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai implantar faixa exclusiva para ônibus a partir desta segunda-feira (29) em ambos os sentidos da avenida Sapopemba, na zona leste da cidade. Ela funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro.

No sentido centro, a faixa será implantada entre a avenida dos Sertanistas e a praça Felisberto Fernandes da Silva. Já no sentido bairro, ela funcionará em dois trechos: entre a avenida Satélite e a rua Veloso de Espinha e também entre as ruas Cândido Xavier e 220 metros após a rua Cinira Polônio. A extensão nova faixa no eixo da avenida Sapopemba é de 4,6 km.

Segundo a SPTrans, empresa que gerencia no transporte público na cidade, serão instaladas 250 placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência e 4.860 m² de sinalização horizontal e três cruzamentos com semáforo:

Avenida Sapopemba com a rua Cândido Xavier
Avenida Sapopemba com a rua Carmem Tortola;
Avenida dos Sertanistas com a rua Vicente Costa Nogueiras.

Pela avenida Sapopemba circulam 23 linhas de ônibus, que transportam cerca de 179,8 mil passageiros em um dia útil.

Transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Neste primeiro momento, a CET  não vai aplicar multa, e sim orientar o motorista.