Topo

Trânsito: SP ganha mais três faixas exclusivas de ônibus nesta segunda-feira

Avenida Tiradentes, em São Paulo, que recebe faixa exclsuiva de ônibus nesta segunda-feira (29) -  Paduardo / Futura Press
Avenida Tiradentes, em São Paulo, que recebe faixa exclsuiva de ônibus nesta segunda-feira (29) Imagem: Paduardo / Futura Press

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/07/2013 06h00

A partir desta segunda-feira (29), a cidade de São Paulo vai receber mais 7,7 km de faixas exclusivas de ônibus no corredor norte-sul, na avenida Sapopemba, na zona leste, e na rua Loefgreen, na Vila Clementino, na zona sul da cidade.         

Atualmente, a cidade possui 204,55 km de faixas exclusivas implantadas à direita da via. Deste total, 89,53 km foram implantados neste ano, contando com estes novos trechos que começam a funcionar nesta segunda-feira (29), e 122,09 km em anos anteriores.

Esta conta leva em consideração apenas as faixas à direita. As faixas reversíveis não entram no levantamento.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a meta da prefeitura é implantar 220 km de faixas exclusivas na cidade até o final deste ano e 150 km de corredores de ônibus até o final da gestão de Fernando Haddad (PT).

No corredor norte-sul, a faixa exclusiva será implantada no trecho entre a rua Paineira do Campo e a rua Carlos de Souza Nazaré, em ambos os sentidos. A faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, num total de 2,1 km.

Esta é a primeira fase de operação da nova faixa exclusiva pela avenida Santos Dumont/Tiradentes, por onde circulam 26 linhas de ônibus que  transportam cerca de 208,8 mil passageiros em um dia útil, segundo a SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade de São Paulo.

Na avenida Sapopemba, na zona leste da cidade, a faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro. A extensão da nova faixa no eixo da avenida Sapopemba será de 4,6 km.

No sentido centro, a faixa será implantada entre a avenida dos Sertanistas e a praça Felisberto Fernandes da Silva. Já em direção ao bairro, ela funcionará em dois trechos: entre a avenida Satélite e a rua Veloso de Espinha e também entre as ruas Cândido Xavier e 220 metros após a rua Cinira Polônio.

Já na rua Loefgreen, na Vila Clementino, na zona sul, a faixa vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, entre a rua professor Tranquili e a rua Afonso Celso, das 6h às 9h, e, entre a rua Tenente Gomes Ribeiro e a rua dos Otonis, das 6h às 9h e das 17h às 20h, com uma extensão de 1 km.

Pela rua, entre a rua professor Tranquili e a rua Afonso Celso, circulam 12 linhas de ônibus, que beneficiam cerca de 68 mil passageiros em um dia útil.

Faixa reversível 

A CET também vai implantar a partir de segunda-feira (29) uma faixa reversível para ônibus na pista do sentido centro da ponte do Piqueri, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e terá uma faixa que vai operar em direção ao bairro.