Topo

Falha foi da previsão meteorológica, diz arcebispo do Rio sobre terreno em Guaratiba para Jornada

A Jornada prometia levar cerca de 2 milhões de pessoas a Guaratiba, bairro pobre e quase rural localizado a cerca de 60 quilômetros do centro - Marco Antônio Teixeira
A Jornada prometia levar cerca de 2 milhões de pessoas a Guaratiba, bairro pobre e quase rural localizado a cerca de 60 quilômetros do centro Imagem: Marco Antônio Teixeira

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

30/07/2013 12h15

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, disse, nesta terça-feira (30), que não houve falha da empresa que cuidou da infraestrutura do Campus Fidei, em Guaratiba, zona oeste da capital fluminense, local para onde estava programa a vigília de oração e a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude. "A falha foi da previsão meteorológica, que informou que haveria sol”, disse o arcebispo.

“Dentro da normalidade seria possível fazer. Foi um tempo muito diferenciado do que se esperava. Se não deu certo por questões meteorológicas, deu certo para que os olhos de todos se voltassem para a zona oeste”, afirmou dom Orani. “Somos agradecidos à empresa. Somos parceiros, assumimos juntos o trabalho, a missão."

"Fizemos de tudo para fazer o melhor possível. (...)  Essa Jornada nunca teve tantas mudanças [durante os dois anos de construção]. Até de papa, nós tivemos”, disse. “Houve troca de base aérea, Guaratiba, de chuva. Nós conseguimos fazer uma bela Jornada, pelas circunstâncias todas."

Dom Orani não soube informar os valores de custo e investimento da Igreja Católica na Jornada. Segundo ele, está sendo feita uma auditoria para que se saiba precisamente os valores. Sobre a transformação do Campus Fidei em bairro popular, ele disse que a igreja foi consultada pela prefeitura.

"Não cabe a nós decidir isso. Fui consultado pelo prefeito, se atrapalharia fazer isso, e disse que não. Essa questão do uso social do solo pelas famílias sempre foi muito positivo para a igreja”, afirmou. “[Caso não seja construído] não há comprometimento nosso com isso."

Cristo Redentor

O arcebispo contou ainda que o papa Francisco rezou diante do Cristo Redentor, no domingo (28), momentos antes de chegar à praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense, para a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude.

"Estávamos passando pelo Cristo Redentor, indo do Sumaré para Copacabana. Ele olhava para a imagem do cristo e rezava, fazia o sinal da cruz, como quem estava diante da imagem do senhor, fazendo sua missão de vigário de Cristo", contou Dom Orani.

Números

Segundo a organização, cerca de 3,7 milhões de pessoas participaram da Jornada, no domingo. O evento teve 427.264 peregrinos inscritos. Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México, em ordem decrescente, foram os dez países com mais participantes no evento.