Topo

Operação nacional contra tráfico de drogas prende quatro em São Bernardo do Campo

Marcelo Moreira

Do UOL, em São Bernardo

02/08/2013 18h12

A Polícia Civil do Estado de São Paulo desmantelou uma base financeira de uma quadrilha de tráfico de drogas nesta sexta-feira em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). A ação, coordenada pela Delegacia Seccional da cidade paulista, fez parte da Operação Sintonia Fina, que prendeu nesta sexta-feira 28 pessoas - quatro delas na cidade - acusadas de gerenciar e operar um esquema de tráfico de narcóticos em nível nacional. Os detidos foram presos em pelo menos 12 Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Segundo o delegado seccional de São Bernardo, Valdomiro Bueno, a operação no ABC, que aconteceu em um bairro de classe média da cidade não revelado, começou por volta de 5h. Bueno disse que a base financeira operava em coordenação com uma facção que lidera o crime organizado, embora tenha evitado mencionar o nome do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Bueno, ao lado do delegado-geral Luiz Maurício Blazeck e do chefe do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) , Mauro Bicudo, anunciou a prisão de quatro pessoas em São Bernardo ligadas diretamente ao grupo de "contadores" do tráfico, além de outras duas pessoas em Minas Gerais.

Entretanto, a entrevista coletiva convocada às pressas pela Secretaria de Segurança Pública durante a tarde pouco esclareceu a respeito da Operação Sintonia Fina. Os delegados se recusaram a dar detalhes, alegando que isso poderia prejudicar a continuidade das investigações. "As ações de hoje foram apenas o começo de uma grande operação, que deve se estender por mais algum tempo. Por isso não temos como informar a real dimensão do esquema desbaratado hoje", disse Blazeck.

Bueno limitou-se apenas a confirmar que a polícia cumpriu 81 mandados de busca e apreensão e 38 de prisão nos três Estados, como resultado de investigações iniciadas em janeiro deste ano. Em nenhum momento confirmou ou desmentiu as ligações dos presos de hoje com quadrilhas do crime organizado que agem nos presídios paulistas.

"As investigações ainda estão em curso e não temos como confirmar envolvimento com facções. O que podemos dizer é que são pessoas perigosas, que ocupam o topo da hierarquia no crime organizado paulista, além de serem suspeitos de participar de roubos, sequestros e homicídios com requintes de crueldade."

Tentando desfazer o clima de decepção com tão poucas informações divulgadas, Blazeck afirmou que a operação de hoje "quebrou a espinha dorsal financeira de uma das quadrilhas mais perigosas e atuantes no crime organizado do Estado de São Paulo. A Operação Sintonia Fina é um dos maiores golpes já aplicados contra a elite dos criminosos paulistas".

Em São Bernardo, a Polícia Civil ainda apreendeu 10 quilos de cocaína e pelo menos três veículos que pertenciam à quadrilha. Bueno limitou-se apenas a dizer que o quartel-general financeiro dos criminosos da cidade do ABC não ficava em local afastado nem em uma favela.

"Era uma casa comum, em um bairro comum", dando a entender que seria um local de classe média que dificilmente despertaria suspeitas. Sob a mesma alegação de evitar problemas para as investigações, nenhum nome de pessoas detidas foi divulgado.