Topo

Trânsito: Interdição da rua Teodoro Sampaio pega usuários de surpresa

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

05/08/2013 20h41

Faixas, marronzinhos e fiscais da SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade de São Paulo, não foram suficientes para a aliviar a vida do motorista e do passageiro de ônibus no primeiro dia de interdição da rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, entre a avenida Faria Lima e a rua Cunha Gago, nesta segunda-feira (5).

A técnica em enfermagem Josefa Maria da Silva afirmou que é um descaso da prefeitura. "Uma faixa não é suficiente. A gente sai de casa no horário certo, às vezes sai mais cedo e, mesmo assim, chega atrasada ao trabalho", disse. E que percurso iria fazer agora? "Não faço a menor ideia, vou ter de descobrir pelo caminho ", afirmou Josefa.

A interdição pegou todos de surpresa. Os motoristas eram obrigados a seguir pela rua dos Pinheiros, enquanto os passageiros queriam saber onde os ônibus estavam parando, afinal os pontos no trecho da obra estavam interditados.

Questionada no semáforo se sabia do bloqueio, a médica Ana Heloísa de Oliveira Manoel fez cara de espanto. "É muito difícil, eu não sei para onde ir, moço. Tô tentando olhar pela internet para saber para onde eu vou. Tem de avisar com antecedência, né!?".

A rua ficará interditada por 90 dias. Apenas os ônibus vão poder trafegar por ela, por conta da revitalização do largo da Batata. Os dois pontos no trecho foram interditados temporariamente.

Moradora da rua fechada, a empresária Julia Fachini não sabia como iria chegar em casa. "O caminho mudou todo. Agora vou ter de fazer uma volta. Achei que ia chegar cedo em casa hoje. Não tenho ideia do caminho que vou fazer agora", diz a empresária.      

O analista de sistema Bruno Guerra Vito estava à procura do ponto. "Muda tudo, ninguém avisa nada. Faz uma coisa deixando todo mundo na mão. Tô correndo para cima e para baixo para achar onde está [o ponto]. [A prefeitura] Tinha de ter avisado de forma antecipada, não pôr um banner no domingo, onde ninguém para para ver."

A produtora cultural Lourdes Esteves estava indignada por não ter tido aviso. "Nada. Nada. Nada. Eu não vi nada. Até sexta-feira não tinha nenhum aviso aqui. Vou ter de andar dois quarteirões", diz. "Ridículo! Ridículo! É uma falta de respeito com a população."

O analista de suporte Luiz Carlos dos Santos disse que o poder público age de má-fé e imagina que a maioria da população não tem o conhecimento necessário. "Eles acabam usando o poder que eles têm e fazendo o que eles querem e a população por outro lado não faz nada para tentar mudar. É muito passiva, infelizmente, mas está  mudando, uma juventude nova está vindo ai."          

Alternativas

Os  motoristas que circulam pelas ruas Paes Leme, Butantã e avenida Brigadeiro Faria Lima e utilizam esse trecho em questão deverão seguir pelas ruas dos Pinheiros e Cunha Gago.

Por conta da interdição, a rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida ficará sem acesso para a rua Teodoro Sampaio. Desta forma, os ônibus com ponto final nesta rua serão transferidos para a avenida Brigadeiro Faria Lima, entre as ruas Cristóvão Gonçalves e Bartolomeu Zunega.

Os ônibus que fazem ponto final na rua Cardeal Arcoverde, próximo à rua Baltazar Carrasco, e pegam a rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida para acessar a rua Teodoro Sampaio terão o itinerário alterado pelas ruas Pedro Cristi, Cunha Gago, Edson Dias e avenida Pedroso de Morais. 

Segundo a SPTrans, oito linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados. Outras 33 linhas deixarão de atender os pontos de parada da rua Teodoro Sampaio, na altura dos números 2.575 e 2.471, durante o período de obras.

Para saber os novos pontos de parada, basta ligar no 156 ou acessar o site da SPTrans.