Topo

Instrutor de voo livre é afastado após vídeo de parapente em nuvem no Rio

ACIDENTE EM SANTA CATARINA

  • Douglas Varela/Rádio Capinzal/Jornal A Semana

    Um jovem de 28 anos ficou enroscado na copa de uma árvore depois de sofrer um acidente quando voava de parapente pela região que fica entre o limite de Capinzal e Campos Novos (a aproximadamente 400 km de Florianópolis). Ele levou três horas até ser resgatado pelos bombeiros.

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

26/08/2013 11h12

O instrutor de voo livre Luiz Gonzaga Pereira de Souza foi afastado por tempo indeterminado da ABVL (Associação Brasileira de Voo Livre) depois que um vídeo mostrando um voo duplo de parapente que ele fez com o vendedor Sudmar Franzin em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro, foi parar na internet. No vídeo, é possível ver Pereira e Franzin dentro de uma nuvem sem qualquer visibilidade por cerca de quatro minutos. 

Segundo a assessoria do Clube São Conrado de Voo Livre, Pereira, instrutor de voo há mais de 20 anos, teve uma conduta imprudente ao optar por voar mais alto do que deveria em um dia em que as condições climáticas indicavam um “teto de voo baixo”, com possibilidade de saltar em segurança em direção à praia.

“Na hora do acidente, as condições estavam em bandeira amarela, o que permite voar com teto baixo e em direção à praia sem problemas. No vídeo, você pode ver que há outros parapentes voando, só que mais baixo. Tanto que não tivemos nenhum acidente”, explicou uma assessora do clube. “Foi uma imprudência do piloto.”

O vídeo do voo, de 13 minutos, foi visto por mais de 300 mil pessoas desde que foi publicado, na última quinta-feira (22). É possível ver o desespero de Sudmar e do instrutor ao se darem conta da situação.

Eles saltaram da Pedra Bonita, em São Conrado, um dos pontos mais famosos de voo livre do Rio. Sem conseguir sair da nuvem, Pereira afirma não saber onde está e pede: “vamos rezar”.  Depois do sufoco, a dupla pousou no Itanhangá Golf Club.

Segundo o Clube de Voo Livre de São Conrado, Pereira não tem condições de continuar como instrutor neste momento. Ele deve passar por uma recapacitação e avaliação psicológica antes de voltar a voar.