Topo

Ônibus voltam a circular em 5 capitais; passageiros enfrentam superlotação

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 13h26Atualizada em 30/08/2013 17h05

Após o protesto que afetou o transporte coletivo em sete capitais do país, a circulação de ônibus foi retomada em ao menos cinco cidades na tarde desta sexta-feira (30).

Grevistas voltaram ao trabalho em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA). Em Porto Alegre (RS), 60% dos ônibus circulavam por volta das 16h. Em todas capitais, os usuários enfrentavam superlotação nos ônibus.

Você manda

  • Thiago Gomes/Futura Press

    Foi afetado pelo protesto? Mande sua foto que o UOL publica

O transporte ainda não foi totalmente retomado em Palmas (TO) e Vitória (ES).

Parte das manifestações está ligada ao Dia Nacional de Mobilização, organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Porto Alegre

Pouco mais de 60% dos ônibus em Porto Alegre estão na rua. Por volta das 16h, a Conorte, empresa que ainda estava de portas fechadas, colocou 15 veículos em circulação.

No interior do Rio Grande do Sul, manifestantes ocuparam três praças de pedágio, no sul, nas BRs 116 e 392. Eles liberaram as cancelas, mas a situação é tranquila.

Cerca de cem bancos permaneciam fechados no início desta tarde, conforme sindicado dos bancários.

São Luís

Todos os ônibus de São Luís voltaram a circular pelas ruas por volta das 15h, após os motoristas e cobradores deixarem o protesto das centrais sindicais. O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado do Maranhão disse que recebeu a notificação da Justiça para que 90% da frota circulasse às 11h. Ao meio-dia, as linhas de integração já estavam sendo normalizadas. O serviço foi retomado totalmente às 15h.

O STTREMA de São Luís realizou protesto para pedir mais segurança nos ônibus, pois, segundo o sindicato, pelo menos dois coletivos são assaltados por dia em São Luís.

São Paulo

Bancários, químicos, arquitetos e professores se reúnem na avenida Paulista, na área central da capital, na tarde desta sexta-feira. Cerca de 400 professores da rede estadual e da rede municipal também fazem protesto na tarde de hoje no centro da capital. Eles se concentraram mais cedo na praça da República e seguiram em direção à avenida Paulista.

Após bloquearem pela manhã o acesso principal da USP (Universidade de São Paulo), estudantes e funcionários da instituição se reuniram na frente da reitoria para uma aula pública sobre a precarização do trabalho. Durante o evento, foi organizado um churrasco e os estudantes pediram mais democracia na escolha do reitor.

Em Campinas, no interior do estado, trabalhadores ligados às centrais sindicais fizeram um protesto no saguão do Aeroporto Internacional de Viracopos. O movimento, que começou por volta das 6h e terminou às 10h30, não afetou os embarques.

Brasília

Cerca de 20 pessoas invadiram o prédio dos Correios, em Brasília. Do lado de fora, um carro de som pede a derrubada do veto a um projeto de lei, o PLC083/2007. O projeto pode anistiar alguns funcionários dos Correios que participaram de greves.

Fortaleza

A administração do Terminal Papicu, área nobre de Fortaleza, informou que os ônibus voltaram a operar agora por volta das 12h30 em busca de passageiros. Até o fim da amanhã desta sexta-feira nenhum passageiro pôde pegar ônibus no terminal.

De acordo com a PM (Polícia Militar), oito pessoas foram presas durante o confronto que aconteceu no Terminal do Siqueira, nesta manhã. Segundo a polícia, dois policiais ficaram feridos a pedradas e tiveram de ser socorridos para o hospital. 

Todos os terminais de passageiros operam normalmente na capital cearense.

Salvador

Na capital baiana, o sistema de transporte público já foi totalmente retomado, mas os veículos estão circulando superlotados. Além disso, o trânsito nas principais vias da cidade segue congestionado, por conta de protestos que bloquearam os acessos.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, professores da rede estadual estão acampados em frente à residência oficial do governador do Estado. O terminal Diamente voltou a funcionar por volta das 13h45, enquanto que a estação Barreiro retomou as atividades às 14h15, de acordo com a BHTrans, empresa que gerencia o tráfego de veículos na capitla mineira. Elas estavam fechadas por manifestantes desde as 5h da manhã, o que prejudicou 170 mil usuários.

Manifestantes ligados a centrais sindicais liberaram por volta das 15h  os dois sentidos da BR-251, próximo à cidade de Montes Claros (417 km de Belo Horizonte), segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Natal

Não houve registro de paralisação do transporte público na capital do Rio Grande do Norte. O protesto que reuniu centenas de pessoas nas ruas de Natal acabou pacificamente na tarde desta sexta-feira. A chuva que atinge a capital dispersou o movimento, que estava em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal.

Goiânia

Em Goiás, não houve paralisação do transporte público. Na capital, manifestantes ocuparam a praça do Bandeirantes, no cruzamento das duas principais avenidas no centro. Servidores seguiram a pé pela avenida Goiás, sede administrativa do governo do Estado e protestaram contra o decreto do governador Marcone Perillo (PSDB), que pune com corte de ponto o servidor que participar de greve.