Topo

Cenipa vai investigar turbulência em voo da TAM

Avião da TAM faz pouso de emergência no aeroporto de Fortaleza, após passar por uma intensa turbulência - Paulo Moska/O Povo Online
Avião da TAM faz pouso de emergência no aeroporto de Fortaleza, após passar por uma intensa turbulência Imagem: Paulo Moska/O Povo Online

Do UOL, em São Paulo

02/09/2013 16h51

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou na tarde desta segunda-feira (2) que vai investigar o voo da TAM que teve 12 passageiros e três tripulantes feridos após uma forte turbulência.

A aeronave, um Airbus A330, havia deixado Madri, na Espanha, às 23h10 (horário local), com 168 passageiros e 16 tripulantes, segundo a assessoria de imprensa da TAM. A chegada em Guarulhos, prevista para as 4h55, foi interrompida por uma intensa turbulência, que obrigou um pouso de emergência no aeroporto de Fortaleza pouco antes das 2h de hoje.

O órgão vinculado ao Comando da Aeronáutica, que classificou a ocorrência como acidente aeronáutico, disse que os gravadores de voo já foram enviados para análise. Ainda assim, os detalhes da investigação só serão divulgados no relatório final, cujo prazo depende da complexidade da ocorrência.

A turbulência, segundo o coordenador do Lapis (Laboratório de Processamento de Imagens de Satélite) da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Humberto Barbosa, poderia ter sido prevista. "Qualquer lugar que o voo Madri-SP passasse sofreria turbulência. Toda a região do Atlântico estava muito intensa na madrugada. Está claro que foi essa atividade que provocou toda turbulência. Tenho 100% de certeza", disse.

Barbosa garantiu, portanto, que o piloto poderia, sim, prever que encontraria turbulência e alertar os passageiros. "Olhando as imagens de satélites, estava claro que ela estava intensa. A madrugada é o horário em que ela ainda está mais intensa", completou o coordenador.

Feridos

Dos 15 feridos [12 passageiros e 3 tripulantes], duas mulheres permanecem internadas no IJF (Instituto José Frota), em Fortaleza.

Segundo o hospital público cearense, a colombiana Tatiana Indira Velandia teve, além da fratura na coluna, uma luxação no cotovelo. Ela passou por exames e por uma avaliação médica e será transferida na tarde desta segunda-feira para um hospital particular.

O IJF não soube informar se a colombiana precisará passar por alguma cirurgia. A avaliação deverá ser feita por médicos da nova unidade. A Embaixada da Colômbia no Brasil informou que Velandia está recebendo a assistência consular necessária, mas não informou a gravidade do estado de saúde dela.

Já a peruana Graciela Anadeia Aguiar Di Carlier fez uma tomografia, que não constatou nenhuma fratura. Ela permanecerá no IJF em observação, e também poderá ser transferida nesta tarde, já que ainda se queixa de dores cervicais. 

Em nota, a TAM informou que está prestando "toda a assistência necessária a passageiros e funcionários da empresa."

Os passageiros que já receberam alta e que estavam no voo [121 pessoas] seguiram viagem de Fortaleza às 14h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos e previsão de pouso para as 18h.